Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

Empreendedorismo – Qual a sua importância?

by Bruna on 16 de maio de 2019 No comments

Você sabe o que é empreendedorismo e qual a sua importância atualmente? Confira seu conceito e características nesse post!

A palavra empreendedor, vem do francês “entrepreneur” e significa realizar, executar.

É a capacidade ou disposição de coordenar, idealizar e realizar projetos. Também pode ser definida como criar mudanças, inovações e melhorias a um negócio.

Os primeiros indícios de que alguém tinha investido em algo novo e assumido os riscos foi no século XVII, onde os empreendedores tinham acordo contratual com o governo para realizar a produção de seus produtos.

FONTE: https://bit.ly/2VzE4l6

Esse conceito é relativamente novo e foi inicialmente usado pelo economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950), em 1942.

No seu livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedorismo com o desenvolvimento econômico.

Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.

FONTE: https://bit.ly/1VTGGmS.

Com o atual cenário do mercado empresarial, muitas pessoas acreditam que o empreendedorismo é a chave para o sucesso financeiro.

Entretanto, ser empreendedor não é necessariamente ter essa garantia. É preciso ter coragem para encarar os desafios e estudar muito para adquirir os conhecimentos suficientes para abrir e gerenciar o seu próprio negócio.

empreendedorismo

Qual é o perfil de um empreendedor?

Para empreender não basta apenas ter grandes ideias e força de vontade, é preciso ter em mente que são necessários algumas características e, principalmente, aprimorá-las.

São características do perfil de um empreendedor:

  • Iniciativa;
  • Liderança;
  • Motivação;
  • Determinação;
  • Proatividade;
  • Visão do futuro;
  • Persistência e foco;
  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Assume riscos e desafios;
  • Tem firmeza na tomada de decisão;
  • Facilidade de comunicação;
  • Atualiza conhecimentos.

Tipos de empreendedorismo

Existem três tipos de empreendedorismo que possuem características particulares e são destinadas a diferentes estilos de negócios.

Empreendedorismo social

Empreendedorismo Social foi um termo cunhado pelo empreendedor nova iorquino Bill Drayton (1943).

Tem como objetivo produzir produtos e serviços que beneficiam a sociedade, com foco nos problemas sociais que aquela determinada sociedade enfrenta.

Esse tipo de empreendedorismo busca ajudar as pessoas que estão em situações de risco e promover a melhora na sua condição de vida.

Com isso, o foco deixa de ser totalmente os lucros, buscando cada vez mais uma transformação no meio em que está inserido.

Empreendedorismo corporativo

Desenvolvido em empresas, organizações e corporações, o empreendedorismo tem como foco a inovação de projetos.

São características de um empreendedor corporativo:

  • Visão sistêmica;
  • Senso de liderança;
  • Inovador;
  • Positivismo;
  • Criatividade;
  • Foco;
  • Ousadia.

Empreendedorismo empresarial

O empreendedor individual, também chamado como empresário individual, é o empresário que desenvolve o seu empreendimento sozinho, podendo ter ganhos de até R$ 360 mil por ano.

Uma das principais características do EI é que ele exerce as atividades profissionais como pessoa física.

empreendedorismo - negócio

Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo surge no Brasil nos anos 90, durante a abertura brasileira para a economia, promovida pelo governo neoliberal de Fernando Collor de Mello(1990-1992).

Com a entrada de fornecedores estrangeiros que controlavam nossos preços, alguns setores que não conseguiam competir com produtos importados engajavam novos planos, gerenciando novos projetos e abrindo negócios e oportunidades em torno de produtos de competências variadas.

Entre os caminhos do empreendedor, muitos brasileiros se envolveram ao ramo e construíram seus negócios.

FONTE: https://bit.ly/2WDUXYk

O Brasil está entre os países que possui maiores burocracias para abrir um negócio, com relação aos demais.

No entanto, segundo um estudo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Brasil são criados mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais por ano. Desses, 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

1 em cada 4 brasileiros tem o seu próprio negócio ou estão envolvidos na criação de uma empresa.

Além disso, o Brasil é o terceiro país em número de empreendedores, contendo cerca de 27 milhões, estando acima de Japão, Argentina e Alemanha.

FONTE: https://bit.ly/1MKAkBo

3 maiores empreendedores do Brasil

Abílio Diniz

Empresário brasileiro, nascido em 28 de Dezembro de 1936, com apenas 20 anos iniciou a construção do império.

Hoje com 83 anos, Abílio Diniz é dono da rede Pão de Açúcar, é presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil. Além disso, é professor da FGV, onde ministra aulas no curso “Liderança 360°”.

Alexandre Costa

Uma das marcas de referência no Brasil, A Cacau Show foi criada a partir do desejo do paulistano Alexandre Costa, retomar um empreendimento familiar de fábrica e distribuição de ovos e trufas de chocolate.

Foi inaugurado seu primeiro ponto físico em 2001, após a dedicação e esforço de apresentar o seu trabalho de loja em loja.

Após cinco anos no ramo, a Cacau Show se tornou a maior nesse mercado, com mais de 1000 lojas espalhadas por todo Brasil.

Luiza Helena Trajano

Fundadora da Magazine Luiza, Luiza Helena tornou um projeto de sua tia em realidade, transformando uma loja varejista em um império.

Apenas no ano de 1974 foi inaugurada a primeira grande loja da rede, que se juntou as demais 30 unidades já existentes espalhadas por todo Brasil.

3 maiores empreendedores do mundo

Steve Jobs

Steven Paul Jobs (1955 – 2011), foi o inventor, presidente, diretor executivo e co-fundador da empresa Apple.

A empresa Apple que por muitos anos foi a marca mais valiosa do mundo e atualmente ocupa o segundo lugar no ranking.

Steve Jobs é o pai de produtos revolucionários como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad, que mudaram para sempre o mundo da tecnologia.

Bill Gates

William Henry Gates III mais conhecido como Bill Gates, é um empresário, diretor executivo, investidor, filantropo e autor americano.

Ficou conhecido após fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo.

Atualmente, a empresa ocupa o quarto lugar no ranking das marcas mais valiosas do mundo, perdendo apenas para Amazon, Apple e Google.

Jeff Bezos

Jeffrey Preston, mais conhecido como Jeff Bezos, é um empresário e engenheiro estadunidense, conhecido por fundar, ser presidente e CEO da empresa Amazon.

A amazon foi considerada a empresa mais valiosa do mundo em 2018, avaliada com US$ 150,8 bilhões.

Gostou das dicas? No blog da Promopress tem outros artigos que vão te ajudar a abrir um novo negócio ou alavancar as vendas da sua empresa.

Acesse, www.promopress.com.br e confira!

BrunaEmpreendedorismo – Qual a sua importância?

Join the conversation