Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

Acabamentos: Faca especial

by bruna on 28 de novembro de 2018 No comments

Você sabe o que é faca especial? Hoje, começaremos uma série de artigos relacionados a acabamentos para que você entenda melhor todos esses processos da Indústria Gráfica. Confira!

Mas afinal, você sabe o que é acabamento gráfico?

Acabamento gráfico é todo processo que adiciona “nobreza” ao material impresso. Os recursos de acabamento gráfico podem tornar um simples impresso em um material de divulgação super chamativo.

Em acabamento gráfico, muitos processos podem ser utilizados, desde aplicação de verniz à dobras e facas especiais.

Além disso, são processos que exigem total atenção do profissional, já que pode estragar todo o lote da impressão.

Se uma laminação for mal aplicada sobre um material que seguiu rigorosos padrões de produção, não há como reverter a situação, a não ser pela reimpressão.

O processo de acabamento gráfico é tão importante e específico que existem empresas gráficas especializadas nesse segmento.

E muitas gráficas preferem enviar o material impresso para essas indústrias especializadas, já que o maquinário de acabamento gráfico exigiria aumentar fisicamente o parque industrial.

série acabamentos - faca especial

Faca especial

O primeiro acabamento escolhido para iniciar a nossa série de artigos sobre acabamentos gráficos é a faca especial.

A faca especial é um equipamento que a gráfica possui e serve para corte do material impresso. Elas são feitas de lâminas de metal fixadas, normalmente, sobre uma base de madeira.

Em geral, é um recurso muito usado na confecção de embalagens, que necessitam de cortes específicos.

Além disso, é a faca especial que realiza a produção das abas e de todo o fechamento que a embalagem necessita.

Pode ser usado também como recurso expressivo para a valorização de layouts, inclusive com a inclusão de formas vazadas no papel, como por exemplo, em folders, cartazes, etc.

A lâmina atua por pressão sobre os impressos, realizando o corte desejado, simultaneamente, sobre várias unidades, dependendo da gramatura do papel.

De acordo com a lâmina utilizada as facas especiais podem:

  • Cortar;
  • Fazer meio corte ( usados em adesivos que são posteriormente destacados de uma folha);
  • Vincar (lâminas com cortes arredondados. Auxiliam na dobra de determinados impressos, principalmente aqueles com maior gramatura);
  • Serrilhar.

Para que tudo corra bem, separamos alguns cuidados que você deve tomar para evitar os erros mais comuns no momento da impressão da sua faca especial.

Faca especial – Respeite a margem de segurança

Sempre respeite as margens de segurança internas do material. Opte por 3 mm para dentro da borda da faca. Assim você evitará cortes indesejados em textos, imagens ou informativos relevantes.

marca de corte

Faca especial – Evite fazer desenhos complexos

Evite desenhos mais complexos com curvas acentuadas, pois o equipamento da faca especial é produzido de modo manual.

Por isso, caso o material tenha faca especial, evite desenhos mais trabalhosos, assim você polpará tempo e terá o seu impresso mais rápido.faca especial- complexas

Faca especial – Posicione a faca corretamente

No momento de fechar o arquivo, verifique se a faca especial está posicionada de forma correta.

Por isso, não esqueça de espelhar o contorno da faca no verso para conferir se a arte está com a batida de verso correta.

Lembre-se que no arquivo final a arte da faca deverá ser enviada na ultima página do PDF.

fechamento de arquivo

Principais aplicações da faca especial

A faca especial pode ser usada em qualquer projeto, ficando a critério do cliente e da sua criatividade. Além das poucas restrições de uso, como gramatura do papel e tamanho mínimo do desenho de corte.

Ela pode ser usada para fazer cortes especiais em:

5 dicas para desenvolver um material com faca especial

Planejamento

Primeiramente, defina qual o conteúdo e o formato ideal para esse material. Outra questão muito importante é decidir se terá textos e em que lado eles estarão.

É preciso organização e planejamento para definir qual será o objetivo dele. Isso fará com que ele tenha eficiência e traga resultados para sua marca.

faca especial - planejamento

Indique o local da faca

No seu desenho, indique de forma clara e específica o local que queira fazer o corte especial. Se estiver com dúvidas, consulte uma gráfica especializada.

Conferir os detalhes na geração do arquivo eletrônico

Página no formato acabado (formato que terá o impresso depois de pronto), sangria, indicação do desenho da faca e margens são pontos imprescindíveis para a confecção correta do material.

Materiais com faca especial nos pontos de venda

Uma pesquisa realizada pela SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgada em Maio de 2017, mostra que 37% dos entrevistados dizem ter comprado algo que não precisava nos últimos 30 dias.

E a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper” realizada todo ano pela Nielsen, confirma que 70% das decisões de compras são tomadas em frente as gôndolas nos pontos de vendas.

É nesse momento que as marcas devem estar preparadas para se destacar dos seus concorrentes e conquistar mais atenção para o seu produto.

pontos de vendas

Display

Um dos elementos mais importantes para o PDV depois das embalagens são os displays. Um display de qualidade, bem produzido, com uma mensagem criativa e, principalmente, um corte especial diferenciado trará um diferencial para o seu ponto de venda.

Seja em um supermercado popular ou em uma ótica de alto padrão, os displays desempenham a mesma função: mostrar as qualidades do seu produto para que o consumidor o leve para casa.

faca especial - display

Móbile

Os móbiles são peças promocionais utilizadas em ponto de venda para chamar a atenção do consumidor que também podem possuir acabamento em faca especial.

Sua característica principal é que são peças que são expostas de forma suspensa (geralmente preso por uma linha de nylon ao teto).

Quando você se deparar com uma peça dependurada, imagem girando, muito bem recortada e, normalmente, impressa em papel, então, você estará de frente para um móbile.

Os móbiles são feitos de um material leve e, geralmente, se movimentam dentro do ambiente mesmo um pouco vento no local.

Podem ser utilizados em ações promocionais, facilitando a compra por impulso, lançamentos de produtos e até mesmo na decoração de ambientes.

faca especial - móbiles

Wobbler

Outra opção para levar criatividade para o seu ponto de venda e conquistar atenção do público para o seu produto são os wobblers, que também podem conter acabamento em faca especial.

Os wobblers são materiais publicitários que contam com uma parte impressa, na qual são inseridas chamadas para produtos, e uma haste de plástico transparente, que serve para prendê-lo a uma prateleira.

Eles são conhecidos também como as peças gráficas usadas nas ações de merchandising e endomarketing.

São bastante comuns nos pontos de vendas como lojas de conveniência, supermercados ou qualquer área que possua gôndolas, prateleiras e até mesmo paredes.

Esse impresso promocional pode ser usado em supermercados, farmácias, perfumarias, bancas de jornal, lojas de conveniência  e outros estabelecimentos comerciais de varejo.

faca especial - wobbler

Percebeu como a faca especial pode trazer um diferencial incrível para o seu material impresso? Aguardem os nossos próximos artigos referentes a acabamentos gráficos!

Acesse nosso site, www.promopress.com.br.

 

 

 

brunaAcabamentos: Faca especial

Join the conversation