Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

Acabamentos mais comuns na indústria gráfica

by Bruna on 11 de julho de 2017 No comments

Uma das grandes dúvidas que surge na cabeça de quem pretende fazer algum serviço gráfico é com respeito aos acabamentos que serão utilizados na finalização de uma impressão. Por mais simples que sejam, muitas pessoas confundem alguns conceitos, ou de fato não os conhecem.

Acabamentos mais comuns na indústria gráfica

Mas essa dúvida não existirá mais depois da matéria de hoje. Preparamos esse conteúdo para você conhecer e ficar por dentro dos principais termos de acabamentos utilizados na indústria gráfica.

Acabamentos gráficos

Antes de qualquer coisa vamos à definição do termo. No mercado gráfico sempre que nos referimos a acabamento estamos falando do processo em que o produto, depois de impresso, é finalizado.

Em outras palavras: é a etapa que enobrece os impressos, transformando um material simples em uma apresentação chamativa.

Mas quem usa esse tipo de coisa?

Essa é outra pergunta bastante comum que as pessoas acabam ficando em dúvida, e a resposta é bem simples! Departamentos de marketing utilizam muitos acabamentos em seus materiais gráficos impressos.

Além do mais, quando utilizados de forma personalizada acaba sendo considerada uma ferramenta para as pessoas apresentarem determinado produto, serviço, empresa ou trabalho para outras pessoas.

Agora sem mais delongas, vamos listar os principais tipos encontrados na indústria gráfica!

Verniz UV Total

Ele tem esse nome devido seu método de secagem ser através de exposição à radiação ultravioleta. Esse é um tipo de acabamento bastante procurado, e que apresenta uma grande aplicabilidade, podendo ser usado em todo tipo de arte.

É também um acabamento que valoriza materiais com brilho e lisura, deixando-os com um aspecto sofisticado e discreto ao mesmo tempo.

Verniz UV Localizado

Ao contrário do método anterior, esse tipo de acabamento proporciona brilho e lisura em pontos específicos da arte, sendo bastante comum o seu uso em logomarcas ou detalhes importantes em produtos.

Hot Stamping

É a técnica de aplicação de detalhes metálicos, como a prata e dourado, nas impressões, no entanto, as cores não se limitam apenas a essas cores, já que existem diversas opções disponíveis no mercado hoje em dia.

Além dos tipos metalizados, ainda existem acabamentos que simulam padrões gráficos, holografias, e muitos outros.

Hot Melt

Técnica que utiliza cola quente em cartilhas, lombadas e de livros, revistas e outros materiais impressos com diversas páginas quando não se quer fazer o uso de grampos.

Quando existem vários cadernos, por exemplo, além da cola quente, pode ser usada também a costura para melhor fixar as partes.

Laminação Bopp

É um tipo de acabamento utilizado em produtos com papel de alta gramatura, apresentando como vantagem o aumento da durabilidade do impresso, e um realce nas cores da impressão, no caso da laminação brilho.

Como desvantagem, podemos dizer que dependendo do arquivo o resultado não fica extraordinariamente bom em papeis porosos, pois a porosidade destes fica muito em evidência após serem laminados.

Em resumo, podemos dizer que é uma espécie de película aplicada nos impressos, que protege o material, o que dificulta possíveis rasgos, e que se subdividem em:

Laminação Brilho

É um processo que passa por elevadas temperaturas, proporcionando alta resistência à umidade, o que acarreta em um revestimento com brilho no material.

Laminação Fosca

Ao contrário do método anterior, a laminação fosca proporciona um revestimento sem brilho no material impresso. Seu processo é feito com uma película plástica fosca colocada sob altas temperaturas, resultando em um aspecto aveludado, o que garante a valorização da impressão.

Refile

É o corte feito na borda do papel necessário para a finalização do impresso. Temos uma matéria exclusiva aqui no blog falando desse assunto. Clique aqui e confira >>  http://bit.ly/2t0Kkka

Powered by Rock Convert

Vinco

É uma espécie de marcação no papel para futuras dobras. Por ter um custo baixo, pode ser automatizada, e seu uso é bastante comum em folders.

Dobra

É um tipo de acabamento muito usado nas impressões. Em papeis mais grossos ele é feito de forma manual, enquanto que em papeis finos é feito de forma automatizada.

A grande vantagem dessa técnica é que para papeis de baixa gramatura, como os equipamentos utilizados são bem velozes, o custo de produção acaba sendo baixo.

Serrilha

É um picote feito em papel para que ele seja destacado, sendo bastante utilizado em tickets, ingressos e outros materiais criativos.

Cantos Arredondados

É um acabamento realizado em cartões de visita, que os deixam parecidos com os cantos de um cartão de crédito.

Corte Especial

Também chamado de marca de corte ou corte e vinco, esse é o acabamento posteriormente a impressão e refile, que utiliza uma tipo moldado de faca em uma matriz de madeira.

As facas são feitas de aço e utilizam lâminas de corte (com bordas afiadas) ou lâminas de vinco (com bordas arredondadas ou cegas).

Furo

É o acabamento usado em tags ou cartões de visita, e como o nome sugere é aquele furo feito nesse tipo de material.

Grampo

É o acabamento utilizado na finalização de revistas, cartilhas e outros materiais que possuem muitas páginas.

Meio Corte

É um acabamento muito usado em adesivos, sendo necessário o desenho de uma faca, que terá a forma desejada, e somente o adesivo é cortado, não o papel onde ele é colado.

Plastificação

É o acabamento feito em sacolas, que protege a mesma contra a umidade, garante a sua maior duração, e ainda proporciona brilho e beleza ao produto.

Relevo

É um tipo de acabamento usado para ressaltar uma logo ou imagem, deixando a sensação de que parte do material está saindo da superfície.

Para esse tipo de acabamento é indicado o uso de papeis com gramaturas acima de 180g.

Encadernação

Esse método nem precisa de muita explicação, não é mesmo? Como o próprio nome já diz, estamos falando de um processo de encadernar determinado material impresso.

Na impressão de livros utilizamos o sistema de colagem a quente, também conhecida como hot melt. Para cadernos e apostilas utilizamos o sistema de wire-o e espiral, e quando falamos em catálogos e revistas é bastante comum o uso de grampeamento.

Talão

É o acabamento que se aplica a numeração, picota-se algumas vias, alceia-se montando jogos de várias vias, cola-se a borda e aplica-se os grampos. É um processo muito usado na impressão de notas fiscais.

Qualidade de impressão

Independente de qual seja o seu material gráfico, no momento de imprimi-lo conte com a Promopress, uma empresa experiente no mercado que preza pela qualidade das suas impressões.

A Promopress enobrece o seu material impresso por meio das mais modernas técnicas de acabamento utilizadas no mercado gráfico.

E agora que você não tem mais dúvidas, entre em contato com a Gráfica Promopress e solicite um orçamento personalizado através do e-mail [email protected], será um prazer atendê-lo.

BrunaAcabamentos mais comuns na indústria gráfica

Join the conversation