Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

Comunicação interna – Conceitos

by bruna on 28 de janeiro de 2019 No comments

Você sabe o que é comunicação interna? Nesse post, vamos te explicar e dar dicas para evitar os erros frequentes nessa estratégia. Confira!

Quando falamos em ações de comunicação de marketing, o primeiro público-alvo que vem em nossa mente é o externo, principalmente, composto pelos nossos clientes.

Na maioria das vezes, o público interno não é lembrado, o que se torna um grande problema para as empresas. Afinal, os colaboradores são parte essencial para que os resultados sejam bons.

O que é comunicação interna?

Comunicação interna é uma estratégia planejada, com objetivos definidos para possibilitar a interação entre organização e seus colaboradores.

Com ela é possível aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização.

A comunicação interna garante que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso oficial da empresa, assim como à seus valores e crenças.

E isso, tanto nos bons, quanto nos maus momentos, é um diferencial que ajudará a fortalecer o seu negócio e a desfazer mal entendidos ou boatos.

Trata-se da transmissão e do compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo.

Uma boa comunicação interna é feita de forma descendente, ascendente e horizontal, pois até mesmo o conceito básico da comunicação interna remete a uma via de mão dupla.Comunicação interna

Tipos de comunicação interna nas empresas

Comunicação escrita

Esse tipo de comunicação é um dos mais usados no ambiente corporativo e pode ser colocado em prática de diversas maneiras.

Uma das mais conhecidas é através de um jornal mural em que os colaboradores são informados dos acontecimentos dentro da empresa, além de ficar sabendo das novidades.

Com o avanço da tecnologia e todos os meios que podem ser usados para fazer esse tipo de comunicação, é muito usado também o e-mail, quadro de avisos, blog corporativo, agenda, whatsapp, etc.

Comunicação verbal

A comunicação verbal é muito utilizada no dia-a-dia das empresas. Podendo ser por meio de palestras, confraternizações, reuniões, seminários, etc.

Esse tipo de comunicação interna é muito utilizada para interação entre colaboradores, gestores e líderes.

Comunicação vertical

Frequentemente utilizada para a comunicação de colaboradores com um nível hierárquico superior, como líderes e gestores.

Usada para a elaboração de planejamento e estratégias da empresa.

Comunicação horizontal

Diferente da comunicação vertical, esse estilo de comunicação visa informar todos os colaboradores,independente do seu nível hierárquico.

Com isso, a empresa faz com que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento interpessoal.

Comunicação diagonal

Visando uma comunicação inter hierárquica, equipes diferentes, gestores e diretores recebem o mesmo tipo de comunicação.

Ela é ideal para quem busca informar a empresa como um todo sobre novos projetos, contextualização, até mesmo transmitir mensagens institucionais.

comunicação interpessoal

Objetivos da comunicação interna

Informar

O principal objetivo da comunicação interna é informar, comunicar o que acontece e oferecer conteúdos que agreguem no dia-a-dia dos colaboradores.

Participar

Outro objeto super importante é fazer com que os colaborares participem de maneira colaborativa dos projetos da organização e das tarefas que lhe são designadas.

Alcance

O alcance das informações é um objetivo fundamental para a comunicação interna. Ele pode ser ilustrado com um cenário de uma grande empresa, com vários departamentos e perfis distintos de funcionários.

Banner - planilha de investimentos em marketingPowered by Rock Convert

Dar voz às equipes

Dar voz às equipes é um dos propósitos da comunicação interna. Ela deve ser horizontal, ou seja, as informações devem ir e vir de todos os sentidos para que todos possam ouvir.

comunicação interna nas empresas

Vantagens da comunicação interna

Alinha os colaboradores

Apresentar e reforçar constantemente os objetivos da empresa é essencial para qualquer organização. Isso irá manter os colaboradores focados e alinhados em uma mesma direção.

Melhora o clima organizacional

Por meio da comunicação interna os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais e o espírito de cooperação.

A distância entre os departamentos diminuem e, com isso, as pessoas podem interagir mais e trabalhar em sintonia.

Evita rumores e fofocas

Quando você mantém todas as informações referentes a sua empresa presas nos setores mais altos e não informa seus funcionários do que realmente está acontecendo de forma verdadeira, você está abrindo possibilidades para especulações.

Abrindo um canal efetivo com os colaboradores, informe a eles a realidade da situação da empresa. As especulações diminuirão e ainda poderão ajudar a pensar em formar e ajudar a resolver situações difíceis.

Aumenta a produtividade

A partir do momento que os colaboradores se sentirem engajados com os objetivos da empresa, é natural que eles se esforcem mais para contribuir com a organização.

Cada colaborador passa a entender melhor o seu papel dentro da empresa, sua importância e o impacto que seu trabalho gera nos resultados globais da companhia.

Melhora a imagem da empresa

Quando você abre canais de comunicação em sua empresa, isso afeta não só seu público interno, mas também o externo.

Mostrar que você se preocupa com o seu funcionário e com a opinião deles é um grande diferencial frente a concorrência e é visto com bons olhos pela comunidade em geral.

Dicas para uma boa comunicação interna

  • Conheça bem a sua empresa e seus colaboradores;
  • Elabore um planejamento para essa área;
  • Incentive a comunicação clara e acessível;
  • Seja transparente com os colaboradores;
  • Desburocratize o contato entre os departamentos;
  • Utilize diferentes canais de comunicação;
  • Crie ações e eventos de relacionamento;
  • Reconheça os esforços dos colaboradores.

Percebeu como a comunicação interna é importante para todas as empresas? Gostaria de testar seus conhecimentos e ver se aprendeu direitinho sobre o nosso artigo de hoje?

Responda o nosso Quiz, além de rápido você aprenderá muito mais sobre comunicação interna!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

brunaComunicação interna – Conceitos

Join the conversation