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Equipe de sucesso – 8 dicas!

by Bruna on 5 de junho de 2019 No comments

Não sabe como montar uma equipe de sucesso? Então você está no lugar certo! Nesse post, vamos te dar dicas de como construir uma grande equipe. Confira!

Todos nós sabemos que montar uma equipe de sucesso não é tarefa fácil. Isso porque, é muito comum líderes terem problemas com o seu time.

Faltas, atrasos, desentendimentos com membros da equipe, erros e falta de proatividade são dificuldades muito comuns no ambiente empresarial.

Segundo pesquisas da empresa de consultoria em recursos humanos Hay, somente 25% das experiências com trabalho em equipe são bem sucedidas.

O trabalho em equipe é essencial no meio corporativo. Desenvolver um produto ou oferecer um serviço normalmente envolve diversas especialidades e setores, é fundamental que todos trabalhem em conjunto.

No entanto, para que tudo ocorra bem é necessário que cada um se dedique a sua especialidade sem que atrapalhe o trabalho dos seus companheiros.

Ter em mente que as pessoas tem pensamentos distintos e personalidades únicas é de extrema importância para que não haja conflitos entre os integrantes do grupo.

Um trabalho em equipe bem desenvolvido nos propicia uma grande sensação de realização.

Compreendendo como diferentes profissionais reagem nos mesmos desafios criativos e produtivos, desenvolvemos uma categoria muito pessoal de aprendizado.

Isso faz que nos desenvolva as competências de um profissional maduro, ágil, responsável e comprometido com o sucesso da empresa.

Para que as coisas ocorram da maneira correta e as atividades sejam realizadas com eficiência, a construção da equipe é um ponto essencial.

Por isso, é fundamental saber quais são as técnicas e estratégias para montar uma equipe de sucesso.

equipe de sucesso

8 dicas para montar uma equipe de sucesso

Trace o objetivo da equipe

Antes de pensar em montar uma equipe de sucesso, estabeleça o objetivo que você quer chegar e o que a sua empresa precisa alcançar.

Pense comigo. Uma empresa nova no mercado precisa de colaboradores que prospectem novos clientes, no caso da equipe de vendas, correto?

Diferentemente de um time comercial de uma empresa com muitos anos de mercado, onde já possui uma volumosa carteira.

Por isso, é importante ter em mente qual o foco do seu departamento antes de sair contratando profissionais que não estão capacitados para esse tipo de função.

Buscar compatibilidade com a cultura da empresa

Habilidades técnicas, competências, experiência do mercado, proatividade e responsabilidade, são requisitos fundamentais no recrutamento e seleção de um candidato.

No entanto, muitos gestores estão buscando algo que se tornou um diferencial para ter uma equipe de sucesso, sendo a compatibilidade com a cultura da empresa.

Tendo esse requisito, o relacionamento interpessoal fica mais fácil, quando o pensamento e comportamento são parecidos.

Defina o perfil do profissional

Ter em mente o perfil do profissional que a sua empresa necessita é o ponto inicial e um guia por onde começar a procura.

Com isso, é preciso avaliar atentamente todos os atributos indispensáveis que aquele colaborador deve ter para cumprir as suas funções com qualidade.

É fundamental avaliar não só as características profissionais, mas também as pessoais, como organização, ética, respeito e humanidade.

Requisitos como liderança, facilidade com trabalho em equipe e proatividade também são essenciais para a ocupação de qualquer vaga.

Com esse cuidado no momento de selecionar o perfil certo para trabalhar na sua empresa, é mais fácil ter uma equipe qualificada e evitar os problemas do dia-a-dia empresarial.

Defina o papel de cada membro

Após a contratação dos colaboradores para compor a equipe, é essencial definir o papel de cada membro.

Ou seja, estabelecer o que cada um do time irá fazer e todas as etapas das suas atividades.

É importante pensar nas habilidades e capacidades que cada pessoa demonstrou no momento da seleção.

Iniciar as funções fazendo o que você realmente sabe é confortante e te dá segurança.

Após isso, fica a critério do líder treinar e capacitar os profissionais para desenvolver funções distintas.

equipe

Invista na cultura do feedback

Para ter uma equipe de sucesso, é necessário investir na cultura do feedback. Isto é, falar para os seus colaboradores e, principalmente, ouvir deles o que precisa ser melhorado.

Isto é, falar para os seus colaboradores e, principalmente, ouvir deles o que precisa ser melhorado.

Além disso, reconhecer as conquistas e mostrar para os membros do time que você está satisfeito é de extrema importância no momento de motivar e incentivar ainda mais os profissionais.

Manter a relação aberta com os colaboradores traz confiança para a equipe, podendo sempre solucionar problemas e desafios de maneira simples.

Seja acessível

Quando os membros da equipe precisarem de aconselhamento ou apoio, esteja disponível.

Certifique-se de que eles sabem que podem recorrer a você a qualquer momento quando estiverem com algum problema.

Se os colaboradores cometerem algum um erro, alivie a pressão sobre eles, tomando ou compartilhando das responsabilidades.

FONTE: https://bit.ly/2wEtHgY

Promova treinamentos

Treinar os colaboradores é essencial para que os objetivos de qualquer organização sejam alcançados.

Profissionais sem preparação não rendem tudo que podem e, consequentemente, trazem baixos resultados para a empresa.

Dependendo dos objetivos tratados durante essa preparação, treinar os colaboradores tem o potencial de levar o funcionário a compreender a filosofia, valores, missão e visão da corporação.

Além disso, profissionais capacitados produzirão melhor e em maior quantidade, devido a sua baixa porcentagem de falhas.

Com isso, os processos se tornam mais ágeis, diminuindo o tempo necessário e, consequentemente, os custos de produção.

Não abandone a equipe depois de formá-la

Mais do que simplesmente montar uma equipe de sucesso, é ter a habilidade de nutrir ela e gerar ainda mais resultados positivos.

Entretanto, chegar até o tão sonhado sucesso, depende de diferentes processos de desenvolvimentos a longo prazo.

É muito mais difícil do que imaginas, isso exige muito esforço e dedicação não só da equipe, mas também do líder que está a frente dela.

Por isso, é importante não abandonar a equipe após a sua formação. Se você não criar laços e um relacionamento saudável, a chance do time crescer é baixa.

líder

Gostou das dicas? No blog da Promopress Gráfica tem outros artigos que vão te ajudar a montar uma equipe dos sonhos e alcançar grandes resultados.

Acessse, www.promopress.com.br e confira!

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