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Importância do feedback para as empresas

by bruna on 23 de agosto de 2018 No comments

Você sabe o que é feedback e por que ele é tão importante para a gestão e desenvolvimento das empresas? Confira no post de hoje!

Cada vez mais os donos de empresas e trabalhadores estão adotando a cultura do feedback. A ideia é aumentar a qualidade dos processos a partir de um retorno construtivo.

Mas afinal, você sabe o que é feedback?

O feedback é considerada a principal ferramenta de medição do desempenho dentro de uma empresa e até mesmo fora dela.

A sua aplicação contribui para orientar os funcionários e proporcionar um parecer sobre o seu trabalho.

Prática muito comum nas empresas, algumas pessoas ainda o enxergam como o famoso puxão de orelha. No entanto, ele representa uma crítica positiva ou negativa, mas sempre construtiva.

O seu objetivo principal é reforçar as qualidades, encontrar formas de lidar com os pontos de melhoria e contribuir para o crescimento profissional do colaborador.

 

feedback

Quais os tipos de feedback?

Há diferentes formas de dar um retorno sobre o desempenho. São elas:

Feedback positivo

Quando os resultados saem de boa qualidade ou quando eles ficam melhor do que o esperado, falamos em feedback positivo.

Pode ser um elogio ou um comentário de aprovação, por exemplo. A intenção é de reconhecer o bom trabalho e estimular a pessoa a manter o bom desempenho;

Feedback negativo

Ocorre quando há alguma postura que precisa ser melhorada. É uma crítica construtiva, que tem a intenção de incentivar o crescimento.

Assim é possível mudar o que há de errado e trabalhar de acordo com o que é esperado do seu desempenho;

Feedback construtivo

Ele aponta algum problema, mas, ao mesmo tempo, dá uma sugestão de como a pessoa pode fazer para melhorar.

Quando dar o feedback?

Primeiramente, o colaborador deve estar ciente de que a conversa se trata de um feedback com relação ao seu trabalho, e este deve ocorrer em momento oportuno.

O ideal é que seja realizado em datas próximas aos fatos que serão tratados na conversa, de forma que o colaborador possa argumentar melhor com relação aos pontos discutidos.

Além disso, o feedback na gestão de uma empresa, deve ser objetivo e apresentar as atitudes positivas e os pontos de melhora de forma clara.

feedback positivo ou negativo

Como dar o feedback?

Prepare-se com antecedência

Pode parecer óbvio, mas muitos líderes chegam para dar feedback aos integrantes da sua equipe sem nenhum tipo de preparação.

Mantenha uma planilha para que você marque ao longo dos dias os pontos importantes que deverão ser mencionados durante a reunião de feedback.

Assim, antes de se encontrar com o funcionário, é só revisar a planilha e acrescentar aquilo que acha que será importante.

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Seja objetivo

O que realmente precisa ser mudado ou melhorado? Qual situação específica desagradou? Ou em caso positivo, como o colaborador se destacou?

Seja absolutamente claro, pontual e conciso na crítica, tanto positiva, quanto negativa, usando exemplos reais na conduta do colaborador para embasar seus comentários.

Não generalize ou seja vago ao dar o feedback. Caso isso aconteça, você não permitirá que o colaborador perceba o que deve melhorar ou continuar fazendo, assim o feedback não terá utilidade.

Crie um ambiente confortável

Antes de realizar o feedback, certifique-se de que está em sintonia com o colaborador que ouvirá a avaliação.

Esse não é o momento para ordens, por isso, tenha postura de igualdade e valorize a parceria entre as duas partes.

Seja sincero e leal

Por mais que seja doloroso para alguns apontar as falhas de pessoas com quem se relacionam, isso é necessário.

Mas é claro que de uma forma sutil e que não deixe seu colaborador, da mesma forma, reconhecer as suas virtudes de maneira adequada, só pode fortalecer a relação de trabalho.

Tenha controle emocional

Nunca se deixe envolver por emoções negativas. O gestor deve entender que o colaborador pode estar enfrentando problemas pessoais ou conflitos internos quanto ao seu trabalho e isso pode estar gerando consequências na atividade exercida.

Pergunte como o colaborador está, se está feliz, se sua experiência na empresa está sendo como ele esperava.

Isso irá gerar um clima de entendimento entre as duas partes, em que ambos podem ser honestos quanto as suas experiências e expectativas e qualquer emoção a flor da pele pode ser dissipada quando um entende o lado do outro.

Como o feedback pode ajudar a empresa?

Direcionando o trabalho

Um dos principais benefícios conquistados pela organização é o melhor direcionamento do trabalho.

Quando a empresa se preocupa em comunicar claramente aos seus colaboradores quais os objetivos que busca alcançar e como a equipe pode ajudar a conquistá-los, o engajamento dos colaboradores se torna mais fácil.

Desenvolvendo alta performance

As empresas de alta performance são caracterizadas pela maior maturidade da sua estrutura organizacional e de seus modelos operacionais.

Esse o sonho da maioria das empresas. Afinal, é o que ajuda na obtenção de:

  • Melhores margens de lucro;
  • Força maior de inovação;
  • Nível de colaboração entre os profissionais;
  • Maior índice de produtividade.

Encorajando novas ideias

A avaliação do trabalho de um colaborador é um instrumento encorajador para as novas ideias.

Profissionais motivados, além de se desenvolverem com maior propriedade, conseguem prover soluções mais inovadoras à organização.

O uso do feedback regular ajuda nesse processo de descoberta de novas ideias. Conversas regulares sobre desempenho e desenvolvimento ajudam a trabalhar a competitividade.

feedback empresarial

Entendeu porque o feedback é tão importante para as empresas? Acesse nosso site, www.promopress.com.br, lá você encontra outras dicas para melhorar o desempenho da sua empresa.

 

 

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