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Lançamento de produto – Checklist

by bruna on 18 de junho de 2019 No comments

Introduzir um novo produto no mercado não é tarefa fácil. Por isso, listamos algumas dicas para você ter sucesso no lançamento do seu produto. Confira!

Desde as pequenas, até as grandes empresas, pensam em evoluir o seu negócio e conquistar cada vez mais o tão esperado sucesso.

O lançamento de produto é uma das estratégias mais eficientes para alavancar as vendas da sua marca e torná-la ainda mais conhecida.

Para que isso aconteça, é preciso ter um planejamento bem estruturado antes, durante e depois do lançamento.

Antes de mais nada, vamos conceituar o que é um produto?

Lançamento de produto: Conceitos

Para Phillip Kotler um produto é um bem ou um serviço que pode ser adquirido mediante um processo de troca.

Existem diferentes categorias de produtos. É fundamental identificar qual é o tipo de categoria que o seu produto se encaixa. Essa definição influencia todas as decisões tomadas no composto de marketing.

Classificação de produtos:

Bens de consumo

Tangíveis (bens materiais) – Trata-se de bens palpáveis e podem ser classificados como bens duráveis e não duráveis.

Bens duráveis – automóveis, imóveis, vestuários, etc.

Bens não duráveis – alimentos, bebidas, produtos de higiene, etc.

Intangíveis (bens imateriais) – benefícios que podem ser oferecidos para alguém por um determinado valor.

Serviços: Salão de beleza, segurança, etc.

Pessoas: Atleta, político, etc.

Lugares: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, etc.

Organizações: ONU, igrejas, empresas, etc.

Bens de conveniência

São aqueles produtos comprados com maior frequência e que demandam mínimo esforço para serem adquiridos.

Geralmente, são produtos com baixo preço, além da sua estratégia buscar atingir a massa, ou seja, um público heterogêneo.

Por isso, há dificuldade em conquistar fidelidade desses consumidores, já que normalmente são encontrados em diversos lugares.

Bens básicos: primeira necessidade e frequentemente consumidos, como alimentos e produtos de higiene.

Bens de impulso: aqueles que normalmente o consumidor não programa a compra ou não pensa em comprar, como guloseimas e revistas.

Bens de emergência: compra gerada por uma ocasião especial, como guarda-chuva, filtro solar e remédios.

Bens de compra comparada

É um tipo de produto comprado após um esforço maior do consumidor e que buscam uma reflexão e comparação dos clientes com base em qualidade, preço, designer, etc.

Possuem um preço maior que os de conveniência, mas não muito altos. A estratégia de promoção continua sendo para atingir a massa, mas agora com o foco específico em vendas.

Um exemplo claro de compra comparada é de equipamentos eletrônicos.

Bens de especialidades

São produtos comprados com baixa frequência e por isso, são mais caros. Existe um esforço maior para os consumidores conseguirem adquirir esse determinado produto.

A distribuição é exclusiva e feita em pontos de vendas específicos para a classe do produto. São exemplos de bens de especialidade: faculdades e automóveis.

lançamento de produto

Passo-a-passo

Pré lançamento

O planejamento é iniciado muito tempo antes do lançamento do produto ocorrer.

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Com isso, chamamos de pré lançamento tudo aquilo que ocorre entre a aprovação da ideia e a sua concretização, de fato.

Nessa etapa, é essencial que o profissional responsável saiba tudo sobre o produto que será lançado, suas características, atributos, benefícios e vantagens que serão oferecidos para o consumidor.

Ter em mente também a forma de uso daquele produto que está sendo ofertado é fundamental, de modo que no momento que o cliente tiver uma dúvida sobre como utilizá-lo, você terá uma resposta.

Público de interesse

Descobrir o seu público de interesse é essencial para definir o que será oferecido para o cliente, de acordo com as suas necessidades e desejos.

Nessa etapa, pesquisar é fundamental para ter uma ideia do que aquele determinado público gosta e como é o estilo de vida dele.

Saiba quem está usando produtos similares ao que você pretende lançar. Entenda quais são as dores e problemas que aquele determinado público deseja solucionar.

Análise a concorrência

Avalie como seu produto se diferencia ou se compara com as ofertas de produtos atuais. Lembre-se também de analisar a concorrência indireta. Concorrentes indiretos são aqueles que oferecem os mesmos benefícios que o seu, mas são de outro segmento.

Por exemplo: se você está lançando um novo aparelho portátil para fazer exercícios em casa, um suplemento alimentar para emagrecer pode ser um produto substituto para aqueles clientes que têm como objetivo perder peso ao usar seu aparelho.

Identifique as razões pelas quais os clientes compram atualmente produtos semelhantes de outra marca e como você poderá atraí-los para comprar o seu novo produto..

FONTE: http://bit.ly/2RnSajZ

Defina um orçamento

Uma das principais etapas no lançamento de produto é definir um orçamento.

Antes de pensar nos detalhes, você precisa saber até quanto pode gastar. A verba disponível vai definir todas as escolhas que precisam serem feitas.

Saiba que você não pode fazer muita coisa com pouco dinheiro e, em caso de boas verbas, sugira itens que sejam interessantes.

Negocie as melhores condições com seus fornecedores de confiança, busque obter descontos em pagamentos com menores parcelas e à vista.

Para ajudar no orçamento, é recomendado buscar patrocínios. Além de aliviar os gastos, é uma ótima oportunidade de iniciar parcerias.

Promova um evento

Os eventos de marketing acabaram se tornando um investimento muito importante atualmente, pois estão se expandindo cada vez mais no país.

Por isso, é natural que a maioria das empresas opte por utilizar a estratégia, abusando da criatividade para fazer com que seu negócio se sobressaia em meio a tantos outros.

Conhecer novas tendências e estar por dentro do que o mercado tem para nos oferecer de inovação, tecnologia, criatividade e ousadia, é de extrema importância para as empresas.

E os eventos fazem muito bem esse papel, sejam eles corporativos, mercadológicos, feiras, entre outros.

Realizar um lançamento de produto em uma feira ou evento, é uma das estratégias mais utilizadas no mundo do marketing e do varejo.

Com isso, é possível ter maior visibilidade de possíveis clientes e também da imprensa que estará lá para acompanhar tudo.

Determine sua estratégia de comunicação

Um lançamento de produto só será realmente bem sucedido, quando você identificar quem é o seu público-alvo e como se comunicar com ele.

As mídias sociais são maneiras muito eficazes de divulgar o lançamento do seu produto e todas as características existentes.

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Site;
  • Redes sociais;
  • Entre outros.

No entanto, no meio da era digital que estamos vivendo, os materiais impressos ainda são muito utilizados para divulgar um produto, marca, serviço e negócio.

Os materiais impressos são responsáveis por trazer mais credibilidade, comprometimento e seriedade para a sua empresa.

Por isso, listamos alguns deles que fazem esse papel da maneira correta. São eles:

lançando produto

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