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Marketing 3.0

by bruna on 28 de dezembro de 2018 No comments

Você sabe o que é marketing 3.0 e quais os princípios atualmente? Nesse post,vamos explicar um pouco sobre essa inovação. Confira!

Se a maneira como consumimos está em constante mudança, o marketing e o modo como as marcas se comunicam também precisam mudar.

A evolução iniciou com o marketing 1.0, seguido do marketing 2.0, chegando até o atual marketing 3.0. Isso decorreu das empresas precisarem se adaptar ao mercado e as novas demandas do consumidor.

Primeiramente, vamos saber um pouco mais sobre essa evolução.

marketing 3.0

Marketing 1.0 – Era do foco no produto

Quando o estudo do marketing foi iniciado, o mais importante era a produtividade e poder oferecer algo a todos que quiserem comprar.

Naquela época, não havia preocupação alguma com a satisfação dos compradores, pois a diversidade de produtos oferecida e a quantidade de concorrentes era muito menor em comparação com a de hoje.

Henry Ford, empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, disse uma frase muito famosa naquela época:

“Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”. 

Portanto, o marketing 1.0 foi basicamente o que disse Ford. O objetivo era padronizar os produtos e eliminar os desperdícios, otimizando seus processos para poder oferecer a um preço acessível e ao maior número de pessoas possíveis.marketing 1.0 - foco no produto

Marketing 2.0 – Era do foco no consumidor

Com o marketing 2.0, o foco deixou de ser apenas no produto e foi transferido para o consumidor, permitindo assim que dê preferencia às suas necessidades e desejos.

No final dos anos 80, no século XX, o marketing 2.0 teve maior importância e passou a ser traduzido numa única frase: “o cliente tem sempre razão”.

O objetivo das estratégias eram apresentar várias linhas de produtos com diferentes variações, para que pudessem se adaptar da melhor forma nos desejos e necessidades dos consumidores.

Na década de 90, começam a emergir lentamente alguns conceitos como CRM, marketing local e o e-Busines.

O Marketing 2.0 começa a ser orientado cada vez mais para as necessidades do consumidor, mas começa também a surgir a necessidade de diferenciar os produtos por segmentos de público.

Além disso, as tecnologias de informações também estavam sendo inovadas em um ritmo constante, por que não usá-las para melhorar a comunicação com o seu público?marketing 2.0 - foco no consumidor

Marketing 3.0 – Era do foco nos valores

Muito além de atender as necessidades e desejos dos consumidores, o marketing 3.0 propõe a criação de um elo entre o cliente e a organização, bem como ações que promovam a sustentabilidade do planeta e que reduzam desigualdades sociais.

O objetivo é oferecer soluções para os anseios da sociedade, tratando cada cliente como ser humano pleno (mente, coração e espírito) disposto a vivenciar experiências.

Para o guru do marketing Philip Kotler, o marketing 3.0 é voltado para os valores, ou seja, indica que as organizações devem definir os propósitos e valores.

Isso faz com que contribuam para um mundo melhor, juntamente com os consumidores que compartilham esses mesmos valores.

Essa é uma visão bem diferente das anteriores, onde o objetivo era apenas a busca pela satisfação e retenção de clientes (marketing 2.0) e o desenvolvimento e entrega de produtos (marketing 1.0).

marketing 3.0 - foco nos valores

Esse conceito é influenciado por alguns aspectos: 

Era da participação

Marcada pela grande expansão das mídias sociais, esta era se baseia no quanto as pessoas hoje são facilmente conectadas às outras e como as informações circulam facilmente, levando notícias, entretenimento e ideias.

era da participação

Era do paradoxo da globalização

É quando as decisões empresariais são fortemente influenciadas pelo comportamento do consumidor, sabendo que estes vivem em diferentes culturas, economias e ambientes.

Empresas que estão empenhadas em praticar o Marketing 3.0 devem estar muito atentas aos desejos e valores comunitários relacionados aos seus negócios.

comportamento do consumidor

Era da sociedade criativa

Uma das características mais fortes na era da sociedade criativa é que as pessoas acreditam na auto-realização.

Nesta era, empresas se preocupam em poder fornecer serviços e produtos nos quais as pessoas podem ter muito mais que um bem material, mas algo que realmente as façam felizes e realizadas.

consumidor realizado

10 princípios do marketing 3.0

Ame seus clientes e respeitem seus concorrentes 

Uma empresa que ama seus clientes quando desenvolve uma relação verdadeira, de respeito e fidelidade com eles, trabalhando não apenas o lado “racional” da oferta de seus produtos e serviços.

Busque ofertar valores que alcancem suas emoções, fazendo com que crie um sentimento de fidelidade entre o cliente e a empresa.

Além disso, é preciso respeitar a concorrência, pois uma empresa sozinha não sustenta o mercado isoladamente. Os concorrentes ajudam a impulsionar os negócios a longo prazo.

Fique atento e adapte-se as novas tendências 

Vivemos em um mundo de constantes transformações. Atualmente as mudanças rápidas são a regra e não a exceção.

As empresas que não se adaptarem a essa nova forma de fazer negócios, que não desenvolverem uma sensibilidade social ficarão obsoletas rapidamente e perderão grandes oportunidades.

estratégias de marketing

Construa uma marca com credibilidade 

Ser apenas uma empresa conhecida não é o suficiente, precisa ter uma reputação positiva e credibilidade.

Um profissional ou uma organização que tiverem sua marca difamada no mercado, enfrentarão graves problemas, e terão dificuldade para superar essa imagem negativa.

marca de credibilidade

Descubra quem é seu cliente ideal e procure priorizar o atendimento dele

Encontre um foco e um segmento especifico de mercado, e trace o perfil de seu cliente ideal, ou seja, aquele grupo de clientes que se beneficiará mais de seus serviços e que tem poder aquisitivo para comprá-lo.

Ofereça sempre produtos ou serviços a preços justos

Uma empresa que tentar vender produtos de baixa qualidade a preços altos ou produtos de alta qualidade a preços muitos baixos pode tornar o negócio insustentável.

O cliente, ele abandonará a empresa quando descobrir que está sendo enganado, se for a empresa que estiver perdendo, ela entrará em colapso e fechará as portas.

Promova seu negócio 

No mercado existe uma máxima que diz: “quem não é visto, não é lembrado”.

É preciso promover continuamente seu negócio, isso significa que se deve estar presente na internet, nas redes sociais.

Conheça e cultive seus clientes

Desenvolva um sistema de relacionamento com os clientes, não apenas para tentar vender novamente para eles, mas para identificar suas necessidades, suas preferências, suas mudanças de hábito.

Sirva a seu cliente além de vender produtos ou serviços

Uma empresa que tem a cultura de servir seu cliente, além de fazer negócios com ele, criará uma imagem positiva junto ao mercado.

cultive seus clientes

 Aperfeiçoe continuamente a qualidade e o sistema de entrega de seus produtos 

Ao comprar um produto ou serviço, o cliente cria uma expectativa que precisa ser satisfeita. Cumprir ou superar estas expectativas é um passo importante para a sustentabilidade do negócio.

Colete informações e aprenda continuamente com seu negócio

A excelência no atendimento só é conquistada com o tempo, com aprendizado contínuo, e através das correções baseadas neste aprendizado.

Atualmente, já existe o marketing 4.0, mas vamos deixar para um próximo artigo, assim podemos explicar com detalhes.

atendimento ao cliente

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