Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

O que é brand experience?

by bruna on 24 de dezembro de 2018 No comments

Você sabe o que é brand experience? Nesse post, vamos te explicar por que a sua marca deve investir nesta estratégia. Confira!

O conceito de brand experience vem crescendo nos últimos anos dentro do marketing. Com o mercado cada vez mais competitivo, este conceito se encaixa perfeitamente para a conquista do consumidor.

Com isso, os esforços para diferenciação de marcas por meio das ações de marketing de experiência ficam cada vez mais relevantes e impactantes.

Essas estratégias não podem ser encaradas como uma despesa ou um custo a mais para a empresa, mas como um investimento, que se feito de forma correta, pode trazer grandes resultados.

ações de brand experience

Mas afinal, o que é brand experience?

Brand experience é uma estratégia de marketing com o objetivo de agregar valor a marca. Para isso, são trabalhados fatores como sensações, sentidos e sentimentos que geram impactos nas pessoas.

Para que essas atividades sensoriais sejam realizadas, é preciso que essa estratégia crie estímulos relacionados à marca, como um design diferente, a comunicação, os ambientes da empresa, etc.

Assim, o consumidor terá a possibilidade de analisar e testar a marca, antes de realmente decidir pela compra de um produto ou serviço.

Sendo assim, ele terá a oportunidade de confirmar se aquele produto é útil para ele ou não.

Essas ações de brand experience fornecem aprendizados e a possibilidade de prever o comportamento dos consumidores, com o intuito de aumentar o fluxo de consumo.

brand experience - estratégia

“São as experiências que cada consumidor tem com uma marca que vão construindo o que a marca representa”, define a especialista de branding e comunicação da 3M, empresa de soluções comerciais.

Esses estímulos podem ser provocados pelos seguintes fatores:

  • Identidade visual – ela deve se assemelhar ao perfil do consumidor;
  • Conceito – deve se relacionar ao público-alvo;
  • Atendimento ao cliente – atendimento diferenciado, ágil e eficiente;
  • Promessa inovadora e descomplicada – a marca deve entregar ao consumidor o produto certo, no momento certo e no lugar certo.

Por que investir em brand experience?

Atrai e fideliza clientes

A pesquisa de marca permite identificar exatamente quais tipos de clientes estão alinhados com a cultura e o propósito da empresa.

Ou seja, ter um perfil de consumidor claramente definidos, permite que você crie a mensagem adequada e direcione-as para as pessoas corretas.

Além disso, experiências positivas associadas a outras ações de relacionamento com o cliente, tendem a gerar um sentimento único, o afeto.

Essa é uma das sensações que a estratégia de brand experience quer passar para os clientes, permitindo que eles se fidelizem à sua marca e, ainda, indiquem para outras pessoas.

brand experience -fidelização de clientes

Agrega valor para a marca

Investir em brand experience ajuda a elevar a percepção de valor da marca pelos consumidores.

Com isso, reflete em um melhor desempenho financeiro e começa a atrair mais e melhores investidores interessados no negócio.

O resultado é que a própria marca se torna um dos ativos mais valiosos na hora de negociar fusões ou venda de ações da empresa.

brand experience - agregando valor a marca

A estratégia facilita o processo de venda, resultando do desejo que ela desperta no consumidor.

O contato positivo estabelecido com a marca em situações prévias à compra, ajuda o cliente no momento de decisão, já que o consumidor não precisa ser convencido da qualidade do produto.

Reduz custos de marketing

Uma marca que investe em brand experience aumenta a eficiência das estratégias de marketing.

Banner - planilha de investimentos em marketingPowered by Rock Convert

Ao compreender melhor o seu público-alvo, por meio das pesquisas realizadas, as empresas podem desenvolver campanhas altamente relevantes e direcionadas aos clientes de maior interesse.brand experience - redução de custos

Vantagens do brand experience

  • Foco no que o consumidor procura;
  • Estabilidade da marca no mercado;
  • Demonstração clara e objetiva consistência da marca e da empresa no mercado;
  • Marca lembrada acima dos concorrentes;
  • Reinvenção de produtos e aplicação de novidades que poderão ser bem aceitas pelos consumidores.

Cases de sucesso

Nike 

A Nike inaugura em Ipanema, no Rio de Janeiro, sua primeira “loja de experiência” da América Latina.

A Nike Megastore, possui apenas 15 unidades em todo o mundo, estando presentes no Japão, China, Estados Unidos, França, Espanha e Reino Unido.

Além dos produtos, a loja trará serviços diferenciados para os clientes, atendimento premium, além do conceito de shoppability (comprabilidade), onde os clientes não precisarão do vendedor para efetuar a sua compra.

Todo espaço é projetado para ajudar o consumidor a procurar e experimentar sozinho os produtos, seguindo o conceito do brand experience.

Guinness 

Poucas marcas têm um poder de inovação em branding gigante ao ponto de se tornarem parte de um roteiro turístico.

No entanto, o museu da Guinness em Dublin é um desses raros exemplos.

Todo o roteiro e as atrações do museu são uma experiência direta com a cerveja, porém tudo estruturado para focar em diferentes aspectos de uma única característica: o sabor.

Os resultados que impressionam são justamente o impacto da marca para o turismo da cidade. De acordo com a revista Forbes, mais de 50% das pessoas que estão a passeio por Dublin visitam o local.

Dessas, 92% são turistas de outros países. Isso mostra como o brand experience aliado a uma estratégia de inovação, pode ir além e oferecer uma experiência genuína sem parecer uma propaganda barata.

Ray ban 

A loja flagship da Ray Ban, inaugurada no bairro do SoHo, em Nova York, conta com uma impressora em 3D para criar armações.

Oficialmente, a própria Ray Ban afirma que o local é parte da loja, do espetáculo, parte da galeria, centro de expressão criativa, etc.

Atualmente, a loja está disponibilizando um oftalmologista. Os clientes podem agendar uma consulta no site, onde já sairão com um diagnóstico e indicações dos melhores produtos para o seu caso.

Coca-Cola 

A Coca-Cola é o maior exemplo de como uma marca pode engajar seus seguidores e criar experiências positivas, tudo isso através de um posicionamento bem definido e uma comunicação que influencia diretamente a vida de seus consumidores.

Com mais de 110 anos, a Coca-Cola coleciona campanhas de sucesso em sua história.

Podemos destacar a campanha “Bebendo uma Coca-Cola com”, que colocou mais de 600 nomes e apelidos nas embalagens de seus produtos.

A iniciativa aumentou a identificação dos consumidores com a marca, incentivando-os a compartilhar momentos e a contar suas histórias.

brand experience

Gostou das dicas? No blog da Promopress Gráfica, www.promopress.com.br, tem muitas novidades sobre o mundo do marketing. Acesse!

 

 

brunaO que é brand experience?

Join the conversation