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O que é Design Thinking?

by bruna on 21 de fevereiro de 2019 No comments

Você sabe o que é Design Thinking? Nesse post, vamos explicar o que significa essa abordagem e como aplicá-la na sua empresa. Confira!

No mundo corporativo, a exigência pela solução de problemas dos consumidores e possíveis clientes está cada vez maior.

A experiência do consumidor e o seu bem-estar é um dos desafios mais difíceis para empreendedores e empresários alcançarem com excelência.

Isso porque, com o aumento da concorrência em qualquer segmento de negócio, o seu diferencial e a forma de resolver as dificuldades apresentadas pelos clientes precisam se sobressair dos demais.

É para isso que o Design Thinking serve. Mas afinal, você sabe o que significa essa abordagem?

Design Thinking – Conceito

O Design Thinking não se caracteriza uma metodologia e sim uma abordagem. Quando pensamos em métodos, logo associamos com algo que possui uma fórmula ou manual para se seguir. Não é o caso.

O termo significa “pensamento do design” ou “pensar como um design”.

Segundo o livro “Design Thinking – Inovação em Negócios”, pensar como um design é abduzir. Ou seja, muito além do que criar a estética de produtos e serviços, é possível pensar no bem-estar dos clientes.

O termo que já existia anteriormente, foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa norte-americana que exerce consultoria em design.

Precisamos de novas escolhas – novos produtos que equilibrem as necessidades de indivíduos e da sociedade como um todo; novas ideias que lidem com os desafios globais de saúde, pobreza e educação; novas estratégias que resultem em diferenças que importam e, um senso de propósito que inclua todas as pessoas envolvidas […]” – Tim Brown.

Essa abordagem valoriza a criatividade, experimentação e empatia para encontrar soluções inovadoras.

Uma das suas principais características é a sua multidisciplinaridade, onde os processos reúnem todos os envolvidos no desenvolvimento do produto ou serviço.

“É um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar as informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.” – Charles Burnette. 

No entanto, é preciso avaliar as possibilidades que temos para saber quais as melhores ferramentas a serem usadas para atingir os objetivos propostos.

Design Thinking - etapas

Etapas do Design Thinking

As etapas que listamos abaixo servem como um roteiro para colocar o Design Thinking em prática.

Imersão

A imersão é a fase do entendimento, onde você começa a entender, primeiramente, a sua empresa por meio de análises, como a matriz swot, identificando as pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, que irão impactar na sua empresa.

A imersão é uma fase em que muito material de estudo é gerado. São eles:

  • Pesquisa exploratória;
  • Entrevistas;
  • Estudos de casos;
  • Estudos de campo;
  • Aprendizado por observação;
  • Ênfase na experiência do cliente.

Design Thinking - planejamento

Análise e síntese

Os dados coletados na etapa de imersão devem ser submetidos a análises e sínteses de forma a serem organizadas e identificadas como um problema em questão.

Nesta etapa, existem várias ferramentas que podem ser usadas para compreender este determinado problema. São elas:

  • Cartões de insight;
  • Diagrama de afinidade;
  • Personas;
  • Brainstorming;
  • Reenquadramento;
  • Mapa conceitual;
  • Mapa de empatia;
  • Critérios norteadores;
  • Matriz de posicionamento.

Design Thinking - estratégias

Ideação

Essa é a etapa que a equipe começa a pensar em soluções para o problema apresentado. É fundamental compreender que não existe uma solução ideal, e sim ideias que se complementam.

Deve ser explorado ao máximo a criatividade do colaboradores, com o intuito de estimular o pensamento fora da caixa.

Não é permitido ter medo de experimentar e errar, pois esse é o maior inibidor da criatividade e inovação.

Gere possibilidade e mostre que você está interessado em tentar vencer esse desafio e levar para o

seu cliente uma experiência boa e aquilo que ele procura naquele produto ou serviço.Design Thinking - criatividade

Prototipagem

Neste etapa, as ideias abstratas ganham forma, representando de forma real todo o conteúdo e informação coletada até o exato momento.

O protótipo consiste em produzir um Mínimo Produto Viável, conhecido pela sigla MVP. É criada uma versão simples do produto, de forma rápida e sem ter muitos custos nos períodos de testes.

Nesse momento, você saberá se aquele protótipo servirá como solução na prática e se ele realmente suprirá as necessidades do consumidor.

Design Thinking - prototipo

Implementação

A intenção do MVP é de alcançar a solução ideal para aquele problema. Se ele não teve resultado, fica o aprendizado que custaria muito mais, caso o produto tivesse sido lançado na sua forma final.

No entanto, se o resultado tiver sido positivo, partimos para a etapa final de implementação. São feitos os ajustes necessários para que tudo saia como o planejado para os consumidores.

Design-thinking-implementação

Onde aplicar?

O Design Thinking pode ser aplicado em diversas áreas e atividades das empresas. São elas:

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