Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

Planejamento empresarial para 2020

by Bruna on 12 de novembro de 2019 No comments

Elaborar um planejamento empresarial para 2020 e iniciar o ano com objetivos e planos traçados é importante para conseguir colocá-los em prática. Confira nesse post!

Estamos chegando no final de 2019 e muitas pessoas tem costume de fazer um planejamento para o próximo ano, e com as empresas isso não é diferente.

Mas afinal, o que é planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é utilizado para antecipar os passos necessários, guiando as empresas pelo melhor caminho até conseguirem alcançar os resultados pretendidos.

Significa projetar o futuro que se deseja, definir os objetivos e metas para chegar até lá e identificar o que é preciso mudar para isso.

Pode incluir a missão, a visão e os valores da empresa, cultura e identidade organizacional, metas e objetivos a curto, longo e médio prazo, análise da concorrência e muitas outras informações que sejam consideradas relevantes para sua construção.

O plano pode ser anual, de três a cinco anos, ou até mesmo mensal. Tudo vai depender da realidade de cada negócio.

Ele também deve ser revisitado periodicamente e não deve ser estático nem inflexível. Ele pode e deve ser alterado e atualizado conforme as mudanças de necessidades, de cenários e de metas da empresa.

FONTE: http://bit.ly/32hpiOq

Há basicamente três níveis de planejamento:

  • Estratégico: é o planejamento baseado na missão e visão da empresa, que traduz os objetivos centrais da organização, geralmente elaborado pela alta gerência;
  • Tático: é o plano que resulta da decomposição dos objetivos e estratégias, determinando como utilizar os recursos para alcançar as metas de forma eficiente;
  • Operacional: é o plano de ação em si, que prevê cronogramas, tarefas e alvos para cada área da empresa.

FONTE: http://bit.ly/2rhjsQb

Qual a importância do planejamento empresarial para 2020?

O planejamento empresarial é fundamental não só para definir o que é preciso fazer, mas também para antecipar os riscos das decisões que precisam ser tomadas.

Com o planejamento é possível acompanhar e medir os resultados da organização fazendo com que todas as correções possam ser feitas durante o período de execução.

Um estudo da 5a Company, realizado em 2015, levantou que apesar de 96% dos gestores entrevistados afirmarem que o planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de um negócio, 61% das empresas não seguem o plano.

FONTE: http://bit.ly/2qvacHJ

Dicas!

Estabeleça as metas e objetivos a serem alcançados

Os objetivos e metas devem ser bem estabelecidos, ou seja, é indispensável que eles sejam pensados de forma inteligente.

Para o professor norte-americano George Doran, as metas devem seguir um padrão chamado SMART, tendo que ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

Elabore uma análise SWOT

O termo é a combinação das primeiras letras das palavras em inglês, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A análise SWOT é uma ferramenta conceito utilizada para fazer a análise de um cenário ou ambiente, proporcionando a base para o planejamento estratégico e gerenciamento de uma empresa.

Objetivos:

  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
  • Preparar ações estratégicas;
  • Identificar itens chave para a gestão da organização;
  • Realizar previsões de vendas em comparação com as condições do mercado;
  • Integração e padronização dos processos – Ambiente interno;
  • Confiança nos dados e informações imediatas – Ambiente externo.

Conheça bem o seu público-alvo

Para realizar um planejamento empresarial para 2020 eficiente é necessário conhecer profundamente o seu público-alvo.

É necessário ter respostas para os seguintes questionamentos:

  • Qual público você quer atingir?
  • Onde meu público-alvo está presente?
  • Como posso impactá-lo?
  • Qual rede social ele utiliza com frequência?
  • Qual o meu objetivo com essa ação?
  • Qual será o meu resultado?

Tendo uma boa definição do seu público-alvo, você poderá melhorar vários aspectos do seu planejamento, como:

  • Identidade e linguagem da sua empresa;
  • O tipo de conteúdo que vai produzir;
  • Irá definir quais canais e eventos participar;
  • Determinar quando e como oferecer promoções;
  • Identificar alterações e melhorias do produto.

Monitore os resultados

Monitorar os resultados é parte fundamental do planejamento empresarial para 2020. Com isso, você consegue observar se tudo está saindo como esperado.

Além disso, é importante saber quais ferramentas utilizar nesse momento e alinhar os profissionais nesse sentido.

Por isso, listamos algumas dessas ferramentas e práticas para te ajudar. São elas:

  • Elaborar um cronograma;
  • Utilizar KPI’s;
  • Medir o nível de satisfação dos clientes (NPS);
  • Medir o índice de absenteísmo;
  • Medir a evasão de clientes (Churn);
  • Medir índice de lucratividade;
  • Medir retorno sobre o investimento (ROI).
planejamento empresarial 2020

Gostou das dicas? No blog da Promopress Gráfica você encontra artigos para ajudar no seu dia-a-dia profissional. Não perca essa oportunidade!

Acesse www.promopress.com.br e confira!

BrunaPlanejamento empresarial para 2020

Join the conversation