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A influĂȘncia das cores nas vendas

  • atendimento3114
  • 10 de fev. de 2022
  • 6 min de leitura

Dentre empreendedores e profissionais de marketing e publicidade, a influĂȘncia das cores nas vendas Ă© um dos assuntos mais comuns de se ouvir nas conversas. O tema nĂŁo diz respeito apenas Ă  estĂ©tica do negĂłcio, mas ao sucesso dele como um todo, afinal, a escolha certa dos tons pode atrair os clientes e, consequentemente, levĂĄ-los a compra de determinado produto.


Foi-se o tempo em que a famosa frase de Henry Ford “pode escolher a cor que quiser para o seu carro, desde que seja preto” era usada como foco de gestão empresarial.


Numericamente falando, mais da metade dos consumidores desistem de uma compra porque nĂŁo encontram o que procuram na cor desejada, e mais:


  • 93% dos consumidores levam em consideração as cores de um produto no momento de efetuar uma compra;


  • 84,7% das pessoas acreditam que as cores de um produto sĂŁo muito mais importantes do que outros fatores.


Conhecer o perfil do seu consumidor ainda Ă© o fator mais importante para se trabalhar as estratĂ©gias mais adequadas, mas com a ajuda das cores certas Ă© possĂ­vel unir o Ăștil ao agradĂĄvel, como jĂĄ diz o famoso ditado popular.


Como vocĂȘ jĂĄ sabe, as cores fazem parte da identidade visual da empresa, devendo estar presentes nĂŁo apenas na fachada do negĂłcio, mas em todos os demais elementos, como layout do site, ilustração dos cartĂ”es de visita, personalização dos perfis das redes sociais e, claro, em todo o material promocional utilizado pela organização, como brindes, anĂșncios, banners, panfletos e assim por diante.


A influĂȘncia das cores na comunicação visual


A cor Ă© a primeira lembrança que um consumidor terĂĄ de qualquer marca, por isso que integrar os tons em todo o material promocional e online Ă© fundamental para uma melhor fixação de uma empresa na mente do seu pĂșblico-alvo.


Estudos tĂȘm demonstrado que a cor de um produto influencia cerca de 60% a 80% na decisĂŁo de compra de um consumidor.


SĂł para vocĂȘ ter uma ideia, as cores vermelho e laranja aumentam a pulsação e geram ansiedade no cliente, o que contribui para que ele queira um atendimento rĂĄpido e, consequentemente, passe menos tempo no estabelecimento.


Sacou agora o porquĂȘ os restaurantes fast foods usam tanto desses tons em sua comunicação visual?


A cor é um dos recursos estéticos mais poderosos usados para impactar pessoas, por isso é importante deixar de lado o gosto pessoal, e focar em sua importùncia para os consumidores que veem a sua marca, entram na sua loja ou visitam o seu website.


Cores primĂĄrias


Podemos afirmar que vermelho, amarelo e azul sĂŁo cores primĂĄrias, ou seja, aquelas que sĂŁo misturadas para dar origem aos demais tons, e a mistura das 3 entre si geram o tom preto.


Cores secundĂĄrias


JĂĄ as cores secundĂĄrias diz respeito a mistura de dois tons primĂĄrios, onde apontamos laranja, verde e violeta (ou roxo), sendo o laranja a mistura do vermelho com o amarelo, o verde Ă© a mistura do amarelo com o azul, e o violeta (ou roxo) Ă© a mistura do vermelho com azul.


Cores terciĂĄrias


O terceiro, e Ășltimo conjunto de matizes, Ă© o que chamamos de cores intermediĂĄrias (ou terciĂĄrias), que nada mais Ă© do que a mistura dos tons primĂĄrios e secundĂĄrios, que geram seis cores intermediĂĄrias ou terciĂĄrias: amarelo-laranja, verde-amarelo, vermelho-laranja, azul-verde, vermelho-violeta e azul-violeta.


Efeito das cores no cérebro


Pesquisas recentes, realizadas por neurocientistas e pessoas ligadas ao marketing, apontam uma grande influĂȘncia das cores no cĂ©rebro humano. A seguir, listaremos algumas cores e os seus efeitos no comportamento dos consumidores.


Amarelo


– Efeito: transparĂȘncia nas negociaçÔes ou nos objetivos de lucratividade. Quando combinada com outras cores passa a ideia de credibilidade.


Laranja


– Efeito: dinamismo, mudança e expansão.


Vermelho


– Efeito: emoção, virilidade, masculinidade, dinamismo e sexualidade. Em termos de consumo, a cor pode estimular o uso.


Rosa


– Efeito: os tons mais claros passam a ideia de inocĂȘncia, e o tradicional de rompimento dos preconceitos e feminilidade, enquanto que o pink transmite o desejo de iniciar açÔes individuais.


Verde


– Efeito: por remeter Ă  natureza, a cor transmite equilĂ­brio, frescor e harmonia, reforçando a ideia de coerĂȘncia.


Azul


– Efeito: sucesso e produtividade sĂŁo os adjetivos ligados Ă  cor. Quando usada em tons mais claros, transmite sensaçÔes de higiene e frescor, e em tons mais escuros relaciona-se ao poder.


Roxo

– Efeito: a cor remete a um universo misterioso, despertando o interesse por desvendar um enigma. A cor ainda Ă© relacionada Ă  sensatez, calmaria e pensamentos abstratos.


Cinza


– Efeito: Ă© uma cor neutra relacionada Ă  sensação de prazer. Coordena as emoçÔes, representa a ausĂȘncia de energia e estĂĄ ligada Ă  indecisĂŁo.


Preto


– Efeito: regula a memĂłria emocional, sugere distinção, nobreza, curiosidade, suspense e mistĂ©rio.


Branco


– Efeito: transmite calmaria e frescor, alĂ©m de sugerir a pureza. Quando misturado com outras cores, o tom proporciona harmonia.


Reação dos consumidores


Estudiosos de marketing afirmam que para cada cor existe uma resposta diferente em cada ser humano.


Cores quentes, por exemplo, são associadas à energia e sentimentos vibrantes, enquanto que cores frias são associaçÔes de segurança e calmaria.


EmoçÔes e sentimentos


A psicologia associa perfeitamente a influĂȘncia das cores nas vendas. De uma maneira bem simplificada, vamos listar as emoçÔes e os sentimentos que cada uma transmite Ă s pessoas.


Amarelo


Dentre as cores quentes, Ă© a mais clara, e Ă© a que mais se assemelha ao sol, logo, estĂĄ ligada a luminosidade, brilho e alegria.


Em termos de design, os tons mais escuros, e até mesmo o próprio ouro, rementem a um ambiente vintage, enquanto os mais suaves passam uma sensação de tranquilidade.


Laranja


AmigĂĄvel e convidativa, a cor Ă© capaz de chamar atenção sem excessos. É considerada afirmativa, vibrante, enĂ©rgica e bastante expansiva, refletindo bastante entusiasmo.

Por ser associada a elementos da natureza e espontaneidade natural, a cor Ă© muito usada para indicar vitalidade e saĂșde.


Vermelho


Essa é a cor quente que mais chama a atenção, não é à toa que os marqueteiros a usam bastante em CTA, o famoso call to action, ou botão de posicionamento de compra, que leva o consumidor a de fato se interessar em clicar em determinado link, que o levarå para a pågina final da compra de determinado produto.


É tambĂ©m uma cor associada a calor, excitação, fogo, violĂȘncia, amor e paixĂŁo, sendo bastante versĂĄtil: sugerindo energia, quando usada em tonalidades suaves, ou elegĂąncia e força de marca, quando utilizada de forma mais escura.


Rosa


É uma cor jovem, passional, divertida e excitante, bastante utilizada para focar a atenção em determinado ponto. Quando utilizada com outras cores transmite a ideia de seriedade, sofisticação, ou carrega um ar meio retrî.


É tambĂ©m associada a feminilidade, romance, delicadeza, proteção e suavidade, sendo uma das escolhas da indĂșstria de saĂșde.


Verde


Renovação, segurança, crescimento, cooperação e proteção são as palavras que melhor descrevem essa cor. Os tons mais claros carregam uma energia mais vibrante, os tons mais escuros transmitem a sensação de abundùncia e estabilidade, enquanto que os tons de verde oliva são associados, de fato, à natureza.


Por ser considera uma cor de possibilidades, é bastante usada em ambientes de tomadas de decisÔes.


Azul


É uma das queridinhas de todo mundo, que passa a ideia de confiança, serenidade e quietude, alĂ©m de ser associada Ă  paz de uma maneira menos Ăłbvia do que o branco, tendo uma conotação espiritual e religiosa em muitas culturas.


Em termos de design, os tons mais escuros são ótimos para sites corporativos, pois transmitem a ideia de segurança, confiança e força, enquanto que os tons mais claros passam a impressão de relaxamento, e os mais brilhantes são dinùmicos, energéticos e refrescantes.


Apenas para fins de curiosidade mesmo, na língua inglesa a cor possui uma conotação de tristeza.


Roxo


Essa é a cor predileta entre as adolescentes, pois possui a calmaria do azul e o estímulo do vermelho. Por tradição, é o tom da nobreza e da realeza, além de ser associada a criatividade e imaginação.


Numa linguagem de design, podemos dizer que os tons mais lilases são vistos como romùnticos, enquanto que os tons mais escuros são as melhores associaçÔes com o luxo e a riqueza.


Cinza


É considerada uma cor neutra, formal e conservadora, usada no mundo corporativo para indicar responsabilidade, conhecimento e profissionalismo.


Além do mais, é um clåssico e elegante tom, que carrega uma autoridade consigo.

Preto


Assim como o cinza, o tom é um dos que compÔem a escala neutra das cores, sendo a mais forte e autoritåria de todas. Formalidade, elegùncia e poder são as palavras que melhor descrevem o tom.


Por sua facilidade de leitura e neutralidade, a cor é bastante utilizada nas tipografias, e dependendo dos seus acompanhamentos, pode ser vista como moderna ou conservadora, tradicional ou não convencional, porém, bastante sofisticada.


Branco

É uma cor fortemente associada à ideia de paz, pureza, limpeza, segurança, simplicidade e virtude.


Quando usada com qualquer outra cor, pode indicar sensaçÔes de frio ou calor, dependendo das associaçÔes escolhidas.


A influĂȘncia das cores na hora da compra

De uma maneira bem simples de entender, vejamos como cada cor influencia os

consumidores.


Amarelo: usado para atrair a atenção dos consumidores, sendo contraindicado para planos de fundo de sites.


Laranja: excitante, agressivo e estimulador de açÔes: compre, venda, assine.


Vermelho: cria senso de urgĂȘncia e aumenta o batimento cardĂ­aco. Bastante indicado em promoçÔes de lojas.


Rosa: tom romĂąntico bastante usado para comunicar com o pĂșblico feminino.


Verde: Ă© uma cor relaxante para os olhos, muito indicada na comunicação com pĂșblicos que possuem limite orçamentĂĄrio, como por exemplo clientes de lojas de departamento.


Azul: como transmite segurança e confiança, a cor é associada a compra consciente.


Roxo: relaxante e calmante – geralmente, em produtos anti-envelhecimento, sendo contraindicado para o pĂșblico masculino.


Preto: cor poderosa, usada para estimular a compra por impulso.


Viu sĂł quantas informaçÔes relevantes discutimos nessa matĂ©ria? Muitos empreendedores nĂŁo percebem a influĂȘncia das cores nas vendas, mas como vimos elas fazem parte das estratĂ©gias de marketing que nĂŁo devem ser deixadas de lado.


E se vocĂȘ quiser se aprofundar nesse assunto, baixe gratuitamente o nosso e-book As 8 cores que mais vendem, e conheça melhor o perfil de cada uma das nuances abordadas nesse material desenvolvido para o sucesso do seu negĂłcio.

 
 
 
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