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Excelência no atendimento – Dicas

As empresas vivem um momento em que para se sobressaírem da concorrência é preciso se destacar, e ter excelência no atendimento é uma ótima maneira para isso acontecer.

Quando somos bem tratados por um atendente, por exemplo, nos tornamos bem mais propícios a aceitar propostas e acordos.


Diferentemente de quando somos pressionados e não nos sentimos confortáveis com o tratamento da empresa.


Com base em muitos estudos sobre o comportamento humano, vendedores brilhantes são aqueles que alcançam resultados fascinantes.


Você sabe como alcançar esses proveitos? Confira no artigo de hoje a resposta para alcançar a excelência no atendimento da sua empresa.


A excelência no atendimento


Todo mundo sabe que parte de uma venda resulta de um bom atendimento ao consumidor, e isso requer bastante jogo de cintura.


Cada ser humano possui um tipo de personalidade, uma maneira diferente de reagir a uma abordagem e um comportamento inesperado a esta.


É de suma importância que os colaboradores de uma empresa entendam esses pilares, porque só assim é possível lidar da melhor maneira possível com o estilo de cada consumidor.


Okay, não é uma tarefa nada fácil ter excelência no atendimento, ainda mais no atual momento em que o mercado está repleto de concorrentes.


No entanto, é possível criar laços de confiança e satisfação com aqueles que são os mais importantes para a sua marca: os seus clientes.


Tenha em mente: se a concorrência faz, você também pode fazer!


O movimento que observamos ser feito pelas grandes empresas, de modo geral, é a melhoria frequente do atendimento ao cliente. Ou, como é chamado, a excelência no atendimento.


Nesse novo modelo, a empresa tenta criar um ambiente de imersão em que o cliente experimenta todos os produtos e serviços da melhor forma possível.


E como a qualidade dos produtos está equiparada, esse vem sendo o grande diferencial competitivo.

Basicamente, para que um empreendimento cresça, ele precisa ter um produto estável e buscar melhorias constantes no atendimento.


Esse é o modelo adotado por empresas ao redor do mundo e que vem se popularizando também no Brasil.


Fonte: Kiwi sucos


E como eu posso fazer para alcançar essa tão sonhada excelência?


Todos sabem que quando o cliente é mal atendido, e sai infeliz do local, a chance dele passar uma imagem negativa da empresa é gigantesca.


Afinal, ele cria uma corrente negativa ao redor da empresa. Porém, o mesmo acontece, de forma positiva, quando ele sai feliz e satisfeito.


A seguir, selecionamos algumas dicas que você pode aderir para se alcançar a excelência no atendimento ao seu cliente.


Planejamento


Não tem como negar: o primeiro passo para o sucesso de um bom atendimento é o planejamento.


A sua equipe precisa conhecer os clientes para conseguir encantá-los e conquistá-los, além do mais é necessário pensar estrategicamente em como chegar a essas personas e fazer com que elas conheçam a sua empresa.


Uma dica é investir em conteúdo, organização e inteligibilidade, tudo isso é essencial para conseguir a excelência no atendimento ao consumidor.



Treinamento da equipe


Como o seu grande objetivo é prestar um atendimento excepcional ao cliente, instrua a sua equipe sobre determinados padrões de comportamento.


Para isso, você pode investir em treinamentos para os colaboradores de duas formas:


  • Requisite um treinamento interno com um especialista;

  • Envie os funcionários para um curso.


Tudo depende da sua necessidade e do seu orçamento, lembre-se sempre disso!


Seja empático com os clientes


A proposta de um bom atendimento é que o cliente fique relaxado a ponto de sentir a necessidade de fechar uma venda.


No entanto, nem sempre isso acontece, porque o atendimento pode gerar ansiedade, que é totalmente o contrário de tudo o que se espera.


Para que a sua estratégia de atendimento funcione é necessário se colocar do outro lado da mesa, e enxergar pelo ponto de vista dos consumidores.


Sendo assim, é possível ser mais assertivo na comunicação e nas ofertas, além de evitar momentos que deixam o cliente irritado e confuso, tornando assim a conversa mais agradável.


Proatividade


Uma maneira de atingir a excelência no atendimento é fazer com que o cliente enxergue que a sua empresa está totalmente envolvida com ele..


É fundamental que todos os que estão envolvidos nesse processo sejam dinâmicos, proativos e de fácil adaptação às necessidades dele.


Se o seu cliente tem possíveis dúvidas, aponte soluções! Dê sugestões, apresente produtos que possam resolver aquele problema, mostre algo que mereça destaque.


Transforme problemas em metas


Existem reclamações com relação ao atendimento? Apontaram que algum produto não estava fresco? Houve críticas quanto ao sabor? Esses são problemas que interferem diretamente na experiência do consumidor e precisam ser consertados.


Uma boa forma de solucionar isso é transformar os problemas em metas. Transforme-os nas suas soluções.


Por exemplo, se as reclamações de atendimento são um problema, é possível estabelecer a meta de receber X elogios por semana na caixa de sugestões.


Se o produto não está fresco, uma meta pode ser encontrar novos fornecedores, entre outros. Dessa maneira é mais fácil e mais rápido solucionar os problemas.


Fonte: Kiwi sucos


Meça os resultados


Agora que tudo está funcionando é o momento de avaliar os resultados em pequeno, médio e longo prazo, a fim de corrigir as pequenas falhas.


Porque erros vão acontecer, mas é de suma importância corrigi-los e melhorar a forma de atender os clientes, até chegar à perfeição.


Não esqueça jamais: relacionamento é a alma do negócio!


Não pense em atendimento como aquele estilo de telemarketing tradicional que trata o cliente como se fosse um robô, sim, senhor.


A excelência no atendimento ao cliente só vai ser conquistada se você realmente saber o que ele quer, falar a língua dele e oferecer aquele produto sem parecer invasivo ou chato.


Depois da pesquisa e planejamento que são essenciais, chegou a hora da prática. Você vai transformar todos aqueles dados em uma verdadeira pessoa.


Dê nome, idade, diga os hobbies, o que não gosta de fazer, coloque até uma foto de banco de dados para ilustrar.


Toda vez que um cliente daquele tipo precisar do seu atendimento, você vai saber de fato como agir com ele.


Claro, que nas primeiras vezes, algumas das questões ainda vão estar no princípio. Mas com o tempo a excelência no atendimento ao cliente vai se tornar um hábito.


Fonte: Neoassit


Viu só quantas dicas legais para você inserir nas suas estratégias de vendas? Esperamos ter ajudado com esse artigo.


Um abraço.

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