Blog Gráfica Promopress

Gráfica Offset e Digital

Principais estilos de liderança

by bruna on 25 de outubro de 2018 No comments

Você sabe quais são os principais estilos de liderança e qual a importância de cada uma delas para a sua empresa? No post de hoje, vamos te explicar! Confira. 

Existem várias teorias sobre estilos de liderança. Esse estudo é fundamental para compreender a relação entre o líder e seus liderados, além de observar a maneira que ele orienta sua conduta.

De acordo com Bernard Bass (2007), “desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes, o que e por que eles fizeram o que fizeram”.

O que é liderança?

A liderança é o ato de comandar, orientar e incentivar um grupo de pessoas visando o atingimento de uma meta ou objetivo em comum.

Ela pode surgir quando uma pessoa se destaca e acaba assumindo informalmente o papel de líder. Pode também ser assumido através de eleições, cargos ou outros processos.estilos de liderança

São papéis de um líder: 

  • Garantir a boa comunicação com o grupo;
  • Garantir a harmonia entre o grupo;
  • Delegar tarefas de maneira eficiente e otimizada;
  • Oferecer motivação e inspiração para os membros do grupo;
  • Organizar metas e prazos;
  • Delegar os melhores caminhos para chegar no objetivo.

Como ser um bom líder?

Seja competente

Procure conhecer bem as atividades que coordenará, além de ser também capaz de realizá-las, se for preciso.

Afinal de contas, você precisa entender exatamente quais são as responsabilidades e atividades desempenhadas em cada processo produtivo da empresa.

Nessa hora, a experiência profissional conta muito, apesar de não necessariamente significar que profissionais mais jovens não possam ser bons líderes.

líder da equipe

Seja autêntico

Quanto mais autêntico, mais memorável. Seja transparente e ouça as ideias de seus colaboradores. Permita-os que tenham sua própria voz, que sejam ouvidos e descubram sua própria identidade.

Trabalhe em equipe

Mais do que simplesmente delegar tarefas, é importante integrar sua equipe, coordenar com precisão as atividades que desempenha e incentivar a produtividade do trabalho.

O segredo é não ter receio de colocar a mão na massa e ajudar os membros da sua equipe, caso seja preciso. Entretanto, as responsabilidades devem ser correspondidas pelos integrantes, sem competitividade em excesso.

Crie positividade ao ambiente

Saiba criar uma cultura de trabalho positiva. Simpático, respeitado e obstinado, ele compreende bem o tom para motivar os funcionários. A atmosfera agradável aumenta a força de vontade.

Além disso, identificar os talentos de cada um e manter os funcionários sempre engajados com os novos projetos da empresa, também são atitudes fundamentais.

Seja criativo

Um bom líder deve saber improvisar, tomando decisões rapidamente e, principalmente, sem sair do controle. Sendo assim, líderes criativos prometem se sair melhor nesses aspectos, já que sempre terão um “plano b” para resolver imprevistos.líder de sucesso

Comunique expectativas

Grandes líderes são grandes comunicadores. A função de notificar a equipe sobre o desempenho de um determinado período, faz parte das atividades de um líder.

Alertar os funcionários sobre os valores da organização garante que as tarefas estão sendo executadas de maneira correta.

Estabeleça uma filosofia de liderança

Um grande líder é alguém empenhado em trazer os outros para onde ele está, e é por isso que a primeira recomendação é pensar muito sobre sua filosofia de liderança.

Você se sente animado e capacitado porque agora você tem autoridade para dizer às outras pessoas o que dizer ou você está animado com a perspectiva de ajudá-las a chegar onde desejam?

Transmita segurança

Alguns líderes entendem designação de modo contrário e, em vez de estimular suas equipes, acabam intimidando-as.

Nesse sentido, utilizar o título para encorajar os membros da equipe a se expressarem e incentivá-los, é a melhor forma de começar a ser um bom líder.

liderança motivacional

Quais os principais estilos de liderança?

Os estilos de liderança são as diferentes formas que um líder pode atuar. Diz respeito às estratégias utilizadas para motivar, organizar e interagir com seus liderados.

Estilos de liderança – Liderança autocrática (foco no líder)

Um dos estilos de liderança é a autocrática, onde o “chefe” é o centro das decisões. O liderado deve se contentar com as ordens, com pouco espaço para questionamentos e sugestões.

Uma liderança autocrática torna o ambiente de trabalho um verdadeiro campo minado. Em vez de admiração e respeito, as pessoas passam a ter medo.

Por trabalharem sob extrema pressão, os membros da equipe acabam se tornando pessoas estressadas e frustradas. É comum a ocorrência de discussões e picos de mau humor nesses ambientes.

Por outro lado, a vantagem desse tipo de liderança, é que as decisões acabam sendo tomadas de forma mais ágil, já que o poder de decisão está concentrado em uma única pessoa.

No entanto, acaba sendo na maior parte do tempo desvantajoso, pois a empresa perde a oportunidade de saber mais sobre a opinião do colaborador.

liderança autocrática

Estilos de liderança – Liderança liberal (foco no liderado)

Diante da liderança liberal os colaboradores tendem a intensificar as atividades no inicio dos trabalhos.

Com o passar do tempo, sem a necessidade de prestar contas, os liderados tendem a diminuir a produtividade.

Embora o grupo esteja bem-intencionado, a falta de um líder gera muitas discussões pela ausência de uma direção.

Em outro ângulo, essa liberdade pode ser vista como demonstração de confiança, visto que praticamente todas as decisões são delegadas aos colaboradores, limitando a participação do líder.liderança liberal

Estilos de liderança – Liderança democrática (foco no líder e no liderado)

Esse estilo de liderança é o oposto das demais citadas acima. Ela conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, inclui seus liderados nas suas decisões.

Isso faz com que eles participem diretamente na construção de soluções e resultados para a empresa.

Para isso, é fundamental consultar as opiniões dos colaboradores, solicitando suas ideias e feedbacks e dando espaço para que proponha novas maneiras de dissolver os problemas e atingir novas metas.

Entretanto, em situações de emergências que exigem decisões rápidas, geralmente, não há tempo necessário para reunir todos os membros da equipe.liderança democrática

Estilos de liderança – Liderança situacional (foco na maturidade e situação)

Nesse estilo de liderança, são levados em consideração os níveis de maturidade e desenvolvimento dos colaboradores.

Os líderes são capazes de reconhecer a maturidade e motivação do liderado e adaptar o seu comportamento à capacidade e empenho de cada um.

Na liderança situacional existem quatro níveis de desenvolvimento do liderado (competência x empenho) e isso exige diferentes estilos pelo líder em função da maturidade demonstrada.

A variação na capacidade ou na motivação do liderado em realizar, vai exigir diferentes estilos pelo líder.

Cabe a ele, portanto, identificar em razão do nível de maturidade do liderado, se deve dar ênfase na direção (orientação ao subordinado) ou ênfase no apoio (incentivo ao subordinado) na execução da tarefa.

  • Para subordinados com baixa competência e alto empenho, o líder deve fornecer direção para desenvolver suas habilidades.
  • Para subordinados com alguma competência mas baixo empenho, o líder deve fornecer direção e estímulo para continuar a desenvolver as habilidades e restabelecer o empenho.
  • Para subordinados com média a alta competência e empenho variável, o líder deve fornecer apoio para estimular a motivação e a autoconfiança.
  • Para subordinados com alta competência e alto empenho, o líder deve delegar responsabilidades.

liderança situacional

Estilos de liderança – Liderança Coach (foco nas pessoas e nos resultados)

Na liderança Coach, o foco do líder é desenvolver o potencial dos colaboradores. Ou seja, o líder que atua nesse estilo precisa ter a capacidade de identificar competências e habilidades da equipe.

Além disso, é necessário trabalhar o desenvolvimento pessoal e estimular a autoconfiança e visão de futuro.

Contudo, para que isso dê certo, é preciso que os liderados estejam dispostos a se dedicar ao desenvolvimento e mudanças de comportamento.liderança coach

Acesse nosso site, www.promopress.com.br. No blog da Promopress você encontra outros artigos incríveis.

 

 

brunaPrincipais estilos de liderança

Join the conversation