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Reunião de vendas – É necessário?

by Bruna on 30 de maio de 2019 No comments

Você sabia que a reunião de vendas é fundamental para o sucesso da sua empresa? Nesse post, vamos dar dicas de como realizá-la com eficiência. Confira!

A reunião de vendas é uma parte muito importante da comunicação e do relacionamento interpessoal dentro de uma empresa.

É por meio dela que surgem ideias, as oportunidades de rever os erros e continuar melhorando para obter os resultados pretendidos.

No entanto, é muito comum ver em uma reunião de vendas, participantes dispersos e sem interesse de interagir na conversa.

Alguns dos motivos para isso acontecer é quando está sendo conduzida de maneira errada, sem motivação e com longo tempo de duração.

Para mudar isso, é preciso começar entender o que é uma reunião de vendas e qual a sua importância para garantir o atingimento das metas pretendidas.

O que é uma reunião?

As reuniões de vendas são encontros organizados com o intuito de se discutir assuntos com pessoas envolvidas em determinados processos e tomadas de decisões.

Normalmente as reuniões são de até uma hora, têm uma introdução, depois o tópico principal é discutido e os participantes discorrem sobre o tema com suas opiniões, até se chegar a uma conclusão.

Reuniões produtivas podem ser feitas até em 30 minutos ou menos, mas para isso todos os participantes devem ser objetivos e não tentar falar todos os assuntos alheios.

Além da perda de tempo, começam a aparecer muitas burocracias e no fim, nada realmente fica claro.

FONTE: https://bit.ly/2yZYlF1

reunião de vendas

Qual a importância da reunião de vendas?

Para que você entenda melhor a importância da reunião de vendas, listamos algumas razões para colocá-la em prática.

Informar

Um dos principais motivos para realizar uma reunião é com o objetivo de informar algo para sua equipe.

Seja uma mudança no planejamento, novas parcerias, novos contratados, novos clientes, novos projetos, etc.

É importante unificar a informação e transmiti-la para todos os participantes, de forma clara e objetiva, para não restar dúvidas.

Analisar e resolver problemas

Outra razão muito importante para fazer uma reunião é para analisar e resolver algum tipo de problema.

São exemplos:

É essencial não terminar uma reunião sem um plano ou ação para resolver essas complicações.

Integração e formação de equipe

Para receber novos colaboradores ou iniciar novos projetos de integração é necessário uma reunião com sua equipe.

Nesse momento, os valores da empresa são expostos junto a sua cultura empresarial, para que todos possam estar cientes dos processos e de todo o funcionamento do setor.

Isso faz com que o novo colaborador se sinta “em casa” e bem recebido no seu novo local de trabalho, trazendo ainda mais motivação para a realização de suas atividades.

Feedback

Fornecer um feedback para a sua equipe é fundamental. Assim é possível monitorar e saber se os resultados estão sendo alcançados ou não.

O feedback é considerado a principal ferramenta de medição do desempenho dentro de uma empresa e até mesmo fora dela.

A sua aplicação contribui para orientar os funcionários e proporcionar um parecer sobre o seu trabalho.

Tipos de feedback:

  • Positivo – Quando os resultados saem de boa qualidade ou quando eles ficam melhor do que o esperado, falamos em feedback positivo.
  • Negativo – Ocorre quando há alguma postura que precisa ser melhorada. É uma crítica construtiva, que tem a intenção de incentivar o crescimento.
  • Construtivo – Ele aponta algum problema, mas, ao mesmo tempo, dá uma sugestão de como a pessoa pode fazer para melhorar.
Reunião empresárial

Como realizar uma reunião de vendas eficiente?

Planejamento e objetivo

Uma boa reunião começa com um planejamento estruturado. Reuniões desorganizadas tornam a conversa improdutiva, entediante e estressante.

A próxima etapa é definir um objetivo, tendo em mente todas as questões a serem debatidas e os argumentos a serem colocados na conversa.

Geralmente são objetivos de uma reunião de vendas:

  • Apresentar os resultados de vendas;
  • Discutir melhorias no processo comercial;
  • Compartilhar aprendizados.

Crie um cronograma de reuniões

Todos nós sabemos o quanto é chato saber de uma reunião em cima da hora, quando se tem várias tarefas pendentes para fazer.

Criar um cronograma de reuniões seria uma excelente maneira de evitar que isso ocorra.

Isso fará com que os membros da sua equipe se programem e tenham em mente que naquele dia, em um determinado horário, terá uma reunião.

Por exemplo:

  • Reuniões rápidas e objetivas – 3 vezes por semana, antes do início das atividades;
  • Reuniões longas e complexas – 1 vez ao mês, após o turno de trabalho.

Faça uma apresentação visual

O cérebro humano se concentra mais facilmente quando estimulado visualmente.

Por isso, invista em uma apresentação visual. Isso te ajudará a manter o foco da equipe e a concentração em todos os aspectos abordados.

Não necessariamente, você precisa preparar os tópicos em slides em todas as reuniões. Use a criatividade, existem recursos simples para deixar a reunião mais dinâmica e interessante.

Converse sobre os desafios

É muito importante que você reserve um espaço na reunião para conversar sobre os desafios enfrentados pelos membros da equipe na realização das atividades.

Permita que o resto da equipe dê conselhos e conte se também já passou por alguma situação semelhante.

Com isso, juntos eles gerarão ótimas ideias, colocando-as em prática para melhorar ainda mais o andamento das tarefas diárias.

Compartilhe conhecimento

Além de falar sobre números e metas, é essencial que haja o compartilhamento de conhecimentos.

O conhecimento é a ferramenta principal para fazer com que os seus objetivos sejam atingidos.

Por isso, os líderes podem promover a troca de conhecimento trazendo informações importantes e que irão ajudar no trabalho da equipe.

O líder não é a pessoa que vai resolver o problema, mas sim aquele que vai levar o conhecimento e a informação para auxiliar no processo.

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