Você sabia que o marketing de relacionamento na venda online é uma das melhores ferramentas para alavancar as vendas do seu negócio? Confira!
Com a atual crise que estamos vivendo, é fundamental conseguir atrair o consumidor e, principalmente, deixá-lo sempre próximo de você.
Manter um cliente e conquistá-lo são duas tarefas desafiadoras. No entanto, fidelizar um cliente exige um conjunto de estratégias diferenciadas, como o marketing de relacionamento.
Afinal, o que é marketing de relacionamento?
É toda estratégia que tem como objetivo fazer com que a empresa crie um relacionamento com seus clientes.
Um conjunto de ações que o foco não é apenas atrair novos clientes, mas também mantê-lo fiel a marca.
O marketing de relacionamento tem como alvo o cliente. Por isso, toda estratégia é realizada pensando nas necessidades, desejos e perfil do seu público-alvo.
Quais as vantagens do marketing de relacionamento?
Existem inúmeras vantagens ao se investir nessa estratégia. Listamos algumas delas para você se inspirar.
Se destacar dos concorrentes
Criar ações efetivas fará com que sua empresa se diferencie dos concorrentes.
É uma maneira de mostrar que o seu negócio, mesmo com muitas marcas com o mesmo nicho que o seu, pode entregar algo diferente para o consumidor.
Gerar valores para os clientes
Quanto maior a sua proximidade com o cliente, mais irá gerar valor para ele.
É fundamental, mostrar que você não quer apenas lucrar, e sim, suprir suas necessidades e resolver os seus problemas da melhor forma possível.
Conhecer melhor os clientes
Para atendê-los de forma eficiente é preciso entender melhor os seus clientes. Saber quais são os gostos, hábitos de compra, costumes e, até mesmo, sua personalidade.
Com isso, é possível saber melhor sobre ele e usar essas informações para as próximas ações que serão realizadas.
Aumenta os lucros
Quando você atende o seu cliente de uma forma que ele se sinta especial e importante para sua empresa, ele não vai se importar de pagar um valor um pouco maior no seu produto, assim os lucros aumentarão.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre o que é marketing de relacionamento, vamos integrá-lo para a venda online.
Marketing de relacionamento na venda online – Conceito
A internet trouxe para empreendedores novas oportunidades de negócios. Seja por meio de sites, redes sociais, e-mail ou plataformas de e-commerce, os processos são mais rápidos e facilitam os acessos dos clientes para os produtos.
O Brasil é o único país da América Latina que está entre os 10 melhores mercados mundiais do e-commerce, conforme as últimas estimativas do eMarketer, em vendas no varejo online.
O setor de e-commerce movimentou no Brasil R$ 41,3 bilhões em 2015 e apresentou crescimento de 15%, em relação a 2014, quando o faturamento chegou a aproximadamente R$ 36 bilhões. Ao todo, mais de 39 milhões de e-consumidores ativos realizaram mais de 106 milhões de pedidos.
Estimativa do crescimento do faturamento de 2018
27,4 milhões de consumidores, sendo que destes 4,5 milhões são estreantes
a categoria Saúde / Perfumaria foi a campeã em volume de pedidos desbancando a categoria de Moda e Acessórios
32% das transações do e-commerce forma feitas por meio de dispositivo móvel (alta de 41%)
18% foram feitos pelas classes A e B, a C representou 36%, e a D e E somaram 46%
43 foi a idade média assim como no primeiro semestre de 2.017
54,4 milhões de pedidos gerados
61,2 % dos pedidos vieram da região Sudeste e a Sul foi a que mais expandiu com alta de 24%, comparativamente a 2.017.
FONTE: https://bit.ly/2Eu0yID
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais optando por serviços onlines, sejam para compras de produtos, para pesquisa de preços e até avaliação.
Um bom planejamento de marketing de relacionamento na venda online pode trazer resultados expressivos para a sua empresa.
Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar nas ações de marketing de relacionamento na venda online a serem tomadas para fidelização e retenção de novos clientes.
Marketing de relacionamento na venda online – Dicas
Mix de produtos
Oferecer variedades de produtos e novidades com preços competitivos, torna a loja virtual mais atrativa.
Geração de conteúdo
Criar conteúdo para que o consumidor saiba as características do seu produto, as vantagens e benefícios que ele pode te oferecer é de extrema importância para a sua decisão de compra.
Meios de pagamento
Melhores condições de pagamentos é uma das maneiras de fidelizar e atrair clientes para fazer a aquisição do seu produto.
Canal de atendimento
Disponibilizar diferentes formas de atendimento é essencial para trazer o consumidor até o seu produto.
Ofereça telefones, canais de SAC, redes sociais, site, e-mail marketing, plataformas de e-commerce etc.
Benefícios
Oferecer benefícios para os seus clientes é outra forma de mostrar que eles são importantes para você.
Os benefícios podem ser dos mais variados, como cupons de desconto para a próxima compra, frete grátis para compras a partir de um determinado valor, cartão fidelidade para clientes fiéis, etc.
Relacionamento com o cliente na venda online – Ferramentas
CRM
Customer Relationship Management significa gestão de relacionamento com o cliente, onde se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócios e tecnologias focadas nos clientes.
Segundo Philip Kotler, a conquista de novos clientes custa de cinco a sete vezes a mais que manter os já existentes.
Por isso, a importância do CRM nas empresas para garantir a fidelização do cliente e torná-lo um agente propagador da marca.
Isso faz com que sua empresa mantenha uma relativa vantagem competitiva diante da sua concorrência.
Desde pequenas empresas até as grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas.
CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais como nome, endereço, número de telefone, cidade, etc.
Além disso, armazena seus pontos de contatos com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas e e-mails.
O que torna o CRM uma das tecnologias corporativas mais eficientes e inovadoras disponíveis para as empresas é o modo como ela usa os dados dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.
O objetivo é superar os padrões habituais de relacionamento, com o intuito de encantar os consumidores.
Redes sociais
Através das redes sociais, as empresas conseguem a façanha de projetar uma mensagem para um universo cada vez maior.
O Facebook e o Linkedin são as redes sociais mais utilizadas pelas empresas para trabalhar o branding.
Outro braço forte é o e-mail marketing e o blog corporativo, que auxiliam consideravelmente na criação de conteúdo, compra e recompra.
Use a criatividade e bom humor, certamente haverão oportunidades de surpreender seu público alvo.
Isso pode ter tanto um efeito positivo quanto negativo, como estratégias bem estruturadas podem colocar sua empresa em outro patamar no ponto de vista dos clientes.
Já as estratégias impensadas ou demora para responder, pode minar definitivamente a imagem da empresa.
Além disso, faça uma segmentação de público. Com isso, você torna a sua comunicação ainda mais personalizada e assertiva.
E-mail marketing
Outra principal ferramenta para ações de marketing de relacionamento na venda online é o e-mail marketing.
Além de transmitir uma mensagem criativa e informativa com segmentação e personalização eficiente, ele possui baixo custo.
Por que utilizar o e-mail marketing?
Grande alcance;
Formato flexível;
Alto retorno financeiro;
Alto nível de engajamento.
Chats inteligentes
A ferramente de chat do seu site pode ser operada por um sistema virtual devidamente programado para responder às dúvidas mais comuns dos usuários.
Quando não sabe a resposta, o questionamento é direcionado para um atendente real, poupando tempo e recursos, sem deixar de promover um atendimento de excelência.
Além de experimentar agilidade na resolução de seus problemas, o cliente percebe o cuidado da empresa em oferecer opções para que ele não fique esperando.
Comunicação omnichannel
A comunicação omnichannel pressupõe a integração de todos os pontos de contato da loja virtual com os consumidores, afim de criar uma central de relacionamento.
O fechamento desse ciclo é fundamental para levar uma experiência satisfatória e personalizada para os consumidores.
Com isso, você consegue otimizar os processos e analisar com maior cuidado todos os dados gerados por sua audiência.
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